Lucro da Sonae Sierra sobe 47% para 142 milhões de euros

O resultado directo do último exercício atingiu os 61 milhões, um crescimento de 16%.

Foto
Resultados da Sonae beneficiam da melhoria do ambiente económico na Europa. Foto: Adriano Miranda

A Sonae Sierra registou um resultado líquido de 142 milhões de euros no ano passado, um crescimento de 47% face ao lucro de 96 milhões de euros conseguido em 2014, revelou nesta quarta-feira a gestora de centros comerciais.

O resultado directo atingiu 61 milhões de euros, um crescimento de 16% face ao período homólogo, reflectindo “a melhoria nos resultados operacionais, o crescimento da prestação de serviços a terceiros e a descida das taxas de juro”, refere a empresa do universo Sonae, proprietária do PÚBLICO.

Para a melhoria dos resultados contribuiu ainda “a recuperação do mercado europeu e a consequente compressão das taxas de capitalização do imobiliário, principalmente em Portugal e em Espanha, e o impacto positivo da venda do Centro Comercial Zubiarte (Espanha) e da Torre Ocidente (Portugal)”.

O resultado indirecto atingiu os 81 milhões, um crescimento de 85% face aos 44 milhões de euros alcançados em 2014.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, é referido que, em termos operacionais, as vendas dos lojistas do portefólio europeu registaram uma subida de 2,5% em 2015, numa base comparável com 2014, destacando-se o crescimento de 3,5% em Portugal e de 5,3% em Itália.

“O Brasil continua a apresentar uma performance positiva, com uma subida das vendas dos lojistas de 2,2%, igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2014, apesar da actual situação de crise económica, influenciada pela instabilidade política que o país atravessa”, adianta o comunicado.

A taxa de ocupação global do portefólio foi de 95,2%, ligeiramente abaixo dos 95,5% registados em igual período do ano anterior, mas de 96% no portefólio europeu.

Comentando os resultados, Fernando Guedes de Oliveira, presidente da empresa, refere que "2015 foi um ano marcado pela acentuada melhoria nos resultados operacionais e pela consolidação da performance financeira".

O gestor destaca ainda que "ao nível de desenvolvimento de novos projectos, foi um ano de oportunidades de crescimento do negócio com o anúncio do primeiro investimento no mercado colombiano e avanços significativos em projectos relevantes na Roménia e Marrocos".

O responsável avança que, em 2016, a Sonae Sierra vai procurar consolidar a sua presença no Norte de África e noutros mercados emergentes, mantendo o foco na estratégia de capital light e na prestação de serviços a terceiros.

A Sonae Sierra opera em 11 países: Portugal, Alemanha, Argélia, Brasil, Colômbia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia e Turquia, e está também presente noutras geografias via prestação de serviços.

Sugerir correcção
Comentar