Sabe o que está a comer?

Quarto questionário de campanha a nível europeu sobre doenças crónicas está disponível online em português.

Foto

Este é o quarto de cinco questionários semanais da campanha europeia sobre doenças crónicas não transmissíveis, que decorre nos media de dez países europeus — incluindo o PÚBLICO em Portugal —, e que esta semana convida os leitores a responder a um questionário online sobre a diabetes e a nutrição, acessível em português.

Responda ao quarto questionário aqui.

Iniciada a 15 de Fevereiro, a campanha dura cinco semanas, até 23 de Março, e consiste num pequeno questionário semanal diferente. O objectivo é que os decisores políticos tenham um melhor retrato do que pensam os cidadãos europeus sobre estas doenças, para ajudar a travá-las, como a diabetes e as doenças cardiovasculares.

O questionário desta semana centra-se na diabetes, na alimentação e no que a sociedade (os governos, as empresas…) e cada um de nós pode fazer para evitar ou controlar esta doença crónica. Excesso de peso, sedentarismo e má alimentação são dos principais factores de risco da diabetes. Há agora 415 milhões de pessoas entre os 20 e os 79 anos com diabetes, incluindo 193 milhões não diagnosticadas, segundo a Federação Internacional da Diabetes. Só em 2015, a diabetes terá causado cinco milhões de mortes.

A campanha foi lançada pelo Atomium — Instituto Europeu para a Ciência, Media e Democracia (um consórcio de universidades, jornais e empresas, com sede em Bruxelas, para promover a ciência pela sociedade), usando para tal uma nova plataforma tecnológica co-financiada pela Comissão Europeia — a REIsearch. A campanha sobre as doenças crónicas é a primeira iniciativa da REIsearch, que visa aprofundar a ligação entre os cidadãos, os cientistas e os decisores políticos em questões científicas. Além do PÚBLICO, participam na iniciativa o Der Standard (Áustria), El País (Espanha), EuroScientist (França), Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha), Gazeta Wyborcza (Polónia), La Libre Belgique (Bélgica), Luxemburger Wort (Luxemburgo), Sole 24 Ore (Itália) e The Irish Times (Irlanda). Os resultados serão divulgados no final de Abril.

 

Sugerir correcção
Comentar