“Haverá momentos em que vamos ter de defender bem”, diz Rui Vitória

Benfica tem vantagem mínima frente ao Zenit na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Foto
Maxim Zmeyev/Reuters

Após um triunfo sobre o Zenit S. Petersburgo por 1-0 na Luz, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o Benfica defende essa vantagem na Rússia. A partida de quarta-feira (17h, RTP1) decide a passagem aos quartos-de-final da principal competição europeia de clubes, mas os “encarnados” não vão apenas agarrar-se à vantagem obtida em Lisboa. “O mais importante é sairmos vencedores deste conjunto de dois jogos. Temos consciência que vai haver momentos em que haverá necessidade de defender bem, mas não viemos com o propósito de só defender, porque aí estaríamos muito mais perto de perder. Temos o objectivo de marcar contra esta boa equipa”, afirmou o treinador Rui Vitória.

“O Benfica que vai amanhã entrar é campo é uma equipa consciente daquilo que tem de fazer, que acreditará muito no seu trabalho e nas suas capacidades. É fundamental reconhecer que do outro lado estará uma equipa com jogadores de grande qualidade, que vai jogar em casa e quer passar. Nós estamos a trabalhar de forma determinada e convicta, somos cada vez melhores, vamos tentar mostrar a nossa qualidade para passarmos esta eliminatória”, frisou o técnico “encarnado”.

Rui Vitória não quis revelar qual será a aposta para o centro da defesa, sector no qual se debate com as ausências de Jardel, castigado, e Luisão e Lisandro López, lesionados. O treinador do Benfica levou à Rússia o jovem Rúben Dias, da equipa B, mas não esclareceu se vai apostar nele ou adaptar um médio. “É para nós um grande orgulho, independentemente das lesões, poder trazer mais um jovem jogador de qualidade”, limitou-se a dizer.

Questionado sobre o facto de o Benfica ter jogado com o FC Porto antes do jogo da primeira mão com o Zenit, e agora vir de uma partida diante do Sporting, Rui Vitória garantiu que a equipa não sente desgaste e está a postos: “Quando saiu o sorteio já sabíamos que ia ser assim e preparamo-nos para esses desafios. São dois jogos de índice de dificuldade muito elevado, mas estamos preparados para o jogo, sabemos as dificuldades que vamos encontrar. Já ganhámos o jogo com o Sporting, amanhã vamos tentar levar daqui a passagem aos quartos-de-final, num jogo que prevemos seja difícil.”

“Temos a perfeita consciência dos terrenos que pisamos, das diferentes competições em que estamos inseridos. Queríamos recuperar pontos ao Sporting e ao FC Porto e conseguimos recuperar. Mas isso não vai alterar o trabalho que temos vindo a fazer. Digo-o de forma inequívoca e clara: temos consciência do trabalho que temos de fazer daqui para a frente. Não vou dizer que não estamos contentes por recuperar o primeiro lugar, porque era esse o objectivo”, concluiu o técnico.

“Tudo pode acontecer”

Também presente na conferência de imprensa, Gaitán prometeu que o Benfica estará à altura. “O Zenit tem jogadores de muito alto nível, que são capazes de resolver um jogo em qualquer momento. Queremos estar à altura. Temos uma vantagem mínima, que queremos defender. Vai ser um jogo muito difícil”, afirmou o internacional argentino.

“São duas equipas campeãs e tudo pode acontecer. Muitas vezes planeia-se um jogo que depois, em poucos minutos, pode mudar. Eles jogam em casa e é normal que tentem jogar mais adiantados. Vamos tentar fazer o nosso papel e dar luta nesta eliminatória, que ainda não está resolvida”, acrescentou Gaitán.

Quanto às ausências, o argentino optou por desvalorizá-las: “Temos 11 jogadores para entrar em campo. Jogue quem jogar, vai tentar dar o melhor. Vai ser um jogo muito disputado. Tenho uma confiança enorme: conheço os meus companheiros, treino todos os dias com eles, e sei que são competitivos. Jogue quem jogar, vai estar à altura das circunstâncias, tenha ou não experiência na Liga dos Campeões”, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar