Comédia musical polaca The Lure vence grande prémio do Fantasporto

A entrega dos prémios será esta noite.

Foto
The Lure, da realizadora polaca Agnieszka Smoczynska, dr

A comédia musical The Lure, da realizadora polaca Agnieszka Smoczynska, venceu o grande prémio da 36.ª edição do Fantasporto, além da distinção de melhor realizador e de melhores efeitos especiais, anunciou este sábado a organização.

"Um par de sereias irmãs encontram-se num triângulo amoroso quando se apaixonam pelo mesmo homem", pode ler-se na sinopse do filme vencedor da secção de Cinema Fantástico, da edição deste ano do festival.

O prémio especial do júri do Cinema Fantástico foi atribuído ao filme russo Queen of Spades: The Dark Ride, de Svyatoslav Podgayevskiy, tendo recebido uma menção especial o filme Cord, de Pablo Gonzalez, obra que viu a actriz Laura de Boer distinguida pela interpretação, enquanto o prémio de melhor actor foi para Ken'ichi Matsuyama, por Chasuke's Journey.

Na Semana dos Realizadores, o título de melhor filme foi atribuído a The Open, de Marc Lahore (também distinguido como melhor realizador da secção), que, segundo comunicado da organização, se passa "num mundo em guerra total onde, apesar disso, um casal de tenistas prossegue, sem sequer dispor de uma bola de ténis, a sua preparação para o Open enquanto luta pela sobrevivência".

O prémio especial do júri da Semana dos Realizadores foi entregue a Just Jim, de Craig Roberts, tendo o actor palestiniano Ziad Bakri vencido o prémio de melhor actor por Blind Sun, enquanto o galardão para a melhor actriz foi atribuído à filipina Barbie Forteza por Laut, filme que também mereceu uma menção especial.

O melhor filme português foi Quarto em Lisboa, de Francisco Carvalho, e a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, do Porto, venceu a escolha de melhor escola de cinema.

Já na secção Orient Express, Deep Trap, de Kwan Hyung-jin, foi distinguido como melhor filme, com uma menção especial a ser dirigida a I am a hero, de Shinsuke Sato.

"Por se registar um empate na votação do Prémio do Público, a organização do Fantasporto decidiu atribuir este galardão, ex-aequo, aos filmes Sensoria, do sueco Christian Hallman, e I am a Hero, do japonês Shinsuke Sato", acrescentou o comunicado da organização.

O Fantasporto tem a sessão de encerramento este sábado, às 21h, com a entrega de prémios, que antecede a exibição de Before the Rain, do realizador Milcho Manchevski, terminando o festival no domingo com a exibição dos filmes premiados.

Sugerir correcção
Comentar