Bosch e Universidade do Minho juntas num investimento de 55 milhões

Projecto de I&D é considerado estratégico e vai envolver mais de 90 engenheiros e 170 bolseiros.

Foto
Parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho vai prolongar-se até 2018.

A Bosch e a Universidade do Minho assinam esta sexta-feira um novo contrato de investigação e desenvolvimento (I&D), um investimento de 55 milhões de euros até 2018, numa cerimónia que conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Trata-se da oficialização da segunda fase do projecto I&D realizado em parceria pela Bosch Car Multimedia Portugal e a Universidade do Minho (UMinho), um projecto considerado de interesse estratégico nacional que vai contratar mais de 90 engenheiros e 170 bolseiros.

Este projecto, que tem como objectivo o desenvolvimento de soluções que vão moldar o futuro da mobilidade, e envolve o registo de 22 patentes até 2018, de acordo com a Bosch e a UMinho.

A primeira fase desta parceria teve um investimento de 19 milhões de euros entre 2012 e 2015, tendo sido registadas 12 patentes.

Nesta segunda fase - denominada de Innovative Car HMI - está estimada a contratação de mais de 90 novos engenheiros pela Bosch, com diferentes especializações para a área de I&D e de 170 bolseiros de diferentes escolas da Universidade do Minho.

"Serão, no total, mais de 550 profissionais altamente qualificados a trabalhar exclusivamente no projecto", adiantam as duas entidades.

Esta parceria é "o resultado do sucesso da colaboração dos últimos anos", afirmou António M. Cunha, reitor da UMinho, citado em comunicado.

"A Bosch desafiou a UMinho para um novo, ambicioso e exigente programa de desenvolvimento, baseado em dois projectos de inovação - o INNOVCAR e o iFACTORY - iniciados em Julho de 2015", acrescentou.

Por sua vez, o administrador da Bosch Portugal, Carlos Ribas, considerou que "Portugal é um parceiro estratégico" para a empresa.

"A nossa aposta em I&D acaba por ser também uma força motriz para o crescimento da produção em Portugal, como mostram as previsões de crescimento das vendas, que devem ultrapassar os mil milhões de euros já em 2016, e o plano de contratar 1000 colaboradores até 2018", disse o responsável da Bosch.

António Costa visita esta manhã as instalações da Bosch em Braga, seguindo-se posteriormente a assinatura do contrato na reitoria da UMinho.A ceromónia vai ainda  contar com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Sugerir correcção
Comentar