Novo filme indiano vai ser rodado em Portugal

Aeroporto - Shaira & Me é o título da nova produção de Bollywood, cuja rodagem começará em Lisboa em Abril, com estreia anunciada para Fevereiro de 2017.

Fotogaleria
Adhyayen Suman DR
Fotogaleria
Cena de Balupu rodada em Lisboa, em Abril de 2013 Daniel Rocha

Já sabíamos, desde há três anos, que a indústria cinematográfica indiana decidiu apostar em Portugal para a realização de filmes, tentando encontrar cenários novos para uma máquina de produção que atinge os 800 títulos/ano e rivaliza com Hollywood – e não apenas no nome, Bollywood, com o “B” de Bombaim, cidade sede do negócio.

Depois da rodagem de cenas para quatro produções recentes, Lisboa e outras localidades do país vão ser este ano cenários do primeiro filme integralmente rodada entre nós. Vai chamar-se Aeroporto - Shaira & Me, será uma história de amor entre um indiano e uma jovem proveniente do Médio Oriente, e vai ter realização e interpretação de Adhyayen Suman, filho de Shekhar Suman, uma grande vedeta de Bollywood, que aqui terá o papel de produtor através da sua Windmill Entertainment, em parceria com a All Around Globe, empresa de Bombaim que acaba de se instalar também em Lisboa.

Com rodagem anunciada, a partir de Abril, em Sintra, Porto, Beja e praias do Algarve, além da capital, como a agência Lusa já avançara no final de Fevereiro, Aeroporto - Shaira & Me – que foi apresentado esta quinta-feira num hotel de Lisboa – deverá também contar com vários actores portugueses no elenco.

A estreia está anunciada para Fevereiro de 2017.

A produção e rodagem de Aeroporto - Shaira & Me vai contar com o apoio da Lisboa Film Commission, do Turismo de Portugal e de outras entidades nacionais interessadas em promover o país como local de rodagem de produções cinematográficas internacionais – de resto, a proposta do Orçamento de Estado para o corrente ano inclui a criação de um incentivo fiscal específico para esse efeito, e cujo modelo deverá ficar definido até Maio.

Desde 2013, a produtora All Around Globe – que tem também escritórios no Reino Unido e na Suíça – promoveu a rodagem de várias cenas para quatro filmes: Balupu (2013), Bachchan (2014), Pandaga Chesko (2015) e Chakravyuha (2016).

O PÚBLICO acompanhou, em Abril de 2013, no miradouro da Senhora do Monte, na Graça, Lisboa, um dia de rodagem de Balupu, simultaneamente um filme de acção e comédia romântica. "Muitas vezes as partes musicais são filmadas fora da Índia para mostrar ao público imagens de sonho", explicou então a actriz Shruti Haasan, uma star de Bollywood e protagonista do filme. São esses cenários de sonho que os indianos se propõem agora continuar a captar em diferentes localidades portuguesas.

 

Sugerir correcção
Comentar