Poesia volta às mesas, às fábricas e aos bares em São João da Madeira

Poesia à Mesa começa a 11 de Março. Rodrigo Leão musica palavras de poetas a 12 e Filomena Cautela está na peregrinação poética a 18.

Foto
Rodrigo Leão vai estar no palco da Casa da Criatividade a 12 de Março Rui Gaudêncio

A 14.ª edição da Campanha Poesia à Mesa de São João da Madeira está pronta para começar e a câmara local, que organiza a iniciativa, aproveita o momento para anunciar que vai reforçar a componente cultural no município. Prevê-se um reforço na programação e no investimento. 

Para Ricardo Figueiredo, presidente da câmara, a aposta neste sector “é uma forma de fazer evoluir toda uma sociedade, não só elevando o patamar da qualidade de vida, mas também a educação, como elemento fundamental da coesão social”. A verba da Poesia à Mesa aumenta, rodando os 30 mil euros, e as palavras escritas em prosa ou em verso serão declamadas em fábricas, restaurantes, escolas, ruas, bares, café, pregadas numa corda esticada na Praça Luís Ribeiro, e estampadas em bases de copos, toalhetes de mesa, pacotes de açúcar, sacos de pão, lápis e aventais. 
 
Nesta edição, que começa a 11 de Março e termina a 21, Dia Mundial da Poesia, são homenageados seis poetas: Angélica Freitas, Edmundo Bettencourt, Fiama Hasse Brandão, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, José Fanha e Nuno Moura. Fanha, poeta e escritor de literatura infanto-juvenil, e Paulo Condessa, professor e escritor, são os comissários desta Poesia à Mesa que arranca dia 11 com a instalação gráfica Mulheres que Partem, que junta ilustração de Dominika Gorecka e poesia de Sandra Guerreiro Dias, na biblioteca municipal. 

A 12 de Março, pelas 22h, Rodrigo Leão, Gabriel Gomes, Sandra Martins, Viviena Tupikova e Cláudio da Silva estarão no palco da Casa da Criatividade com o espectáculo Os Poetas, ou melhor, com Cesariny, Herberto Hélder, Adília Lopes, António Ramos Rosa, Al Berto e Luíza Neto Jorge cantados, ditos ou musicados. 

Nos dias seguintes, a biblioteca recebe a escritora Nanni Pinto para a apresentação do seu livro Os Pássaros Também se Sentam, uma exposição de trabalhos feitos pelas crianças das escolas da cidade, e ainda uma tertúlia poética com poetas são-joanenses.

A 17 de Março, Paulo Condessa estará nos Paços da Cultura, às 10h30 e 14h30, com Os Monstros Embalsamados, espectáculo de poesia performativa para os alunos do 3º ciclo e ensino secundário. A 18 de Março, é noite de peregrinação poética, a partir das 22h, na zona pedonal, que conta com o envolvimento de 11 grupos de teatro e associações locais. Filomena Cautela, actriz e apresentadora de televisão, é a convidada especial deste percurso que tem paragens em várias estações poéticas instaladas ao longo do caminho. 

No dia seguinte, o actor Sinde Filipe e o músico e trompetista Laurent Filipe, pai e filho, estão juntos em palco pela primeira vez para um serão poético na Casa da Criatividade às 22h. A 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, a iniciativa fecha o pano com o lançamento do livro O Movimento Impróprio do Mundo, de Sara Costa, vencedora do Prémio Literário João da Silva Correia atribuído pela câmara são-joanense. A sessão tem lugar na biblioteca municipal às 21h30.  

A poesia volta assim a estar em destaque em São João da Madeira num evento apresentado como uma das imagens fortes da cidade em termos culturais. A câmara quer chegar a um público cada vez mais vasto, preservando o carácter intimista da iniciativa. “Continua a ser um fenómeno de São João da Madeira dirigido ao país”, sublinha Ricardo Figueiredo. Feitas as contas, vale a pena o investimento. “Com pouco dinheiro, a câmara consegue fazer um evento que tem um impacto extraordinário, um impacto grande na comunidade”, acrescenta o autarca.

Sugerir correcção
Comentar