UEFA afasta Galatasaray das provas europeias por uma época

O emblema turco falhou no cumprimento das regras impostas pelo fair-play financeiro.

Foto
Os adeptos do Galatasaray não verão o seu clube nas provas europeias nos próximos dois anos Eddie Keogh/Reuters

O Galatasaray vai ficar impedido de disputar as competições europeias de futebol por uma temporada, sanção a cumprir nas próximas duas épocas, por ter falhado no cumprimento do acordo de fair-play financeiro, anunciou nesta quarta-feira a UEFA.

“O painel de controlo financeiro de clubes da UEFA anunciou hoje ter excluído o Galatasaray da competição da UEFA para as quais se qualifique numa das próximas duas épocas (ou seja, 2016-17 ou 2017-18). Esta decisão foi tomada após o Galatasaray não ter cumprido os termos do acordo de solução assumido em Maio de 2014”, lê-se no comunicado da UEFA.

A UEFA impôs ainda ao emblema turco com mais títulos de campeão (20) que “limite o custo global de despesas aos lucros com jogadores em cada um dos períodos de referência (um deles a terminar em 2016 e outro em 2017)”.

Após 23 jornadas, o Galatasaray ocupa o quinto lugar da Liga turca, com 37 pontos, menos 16 do que o líder Fenerbahçe, treinado pelo português Vítor Pereira, e foi eliminado pelos italianos da Lazio nos 16 avos-de-final da Liga Europa.

A nível europeu, o actual campeão turco já venceu uma Taça UEFA, em 1999-2000, impondo-se nas grandes penalidades aos ingleses do Arsenal (4-1, após 0-0 no tempo regulamentar), e uma Supertaça, em 2000, com dois golos do brasileiro Mário Jardel no triunfo por 2-1 após prolongamento diante dos espanhóis do Real Madrid, que contava com o Luís Figo.

Notícia corrigida às 16h33, rectificando a informação sobre a suspensão do Galatasaray, que é de uma época, a cumprir numa das próximas duas.

Sugerir correcção
Comentar