Quem é responsável pela sua saúde?

Terceiro questionário de campanha a nível europeu sobre doenças crónicas está disponível online em português.

Foto

Na campanha europeia sobre doenças crónicas não transmissíveis que está a decorrer em “media” de dez países europeus – incluindo o PÚBLICO em Portugal –, convidam-se esta semana os leitores a responder a um questionário online centrado nos direitos e nas responsabilidades dos cidadãos, acessível em português.

Responda aqui ao terceiro questionário da campanha

Iniciada a 15 de Fevereiro, a campanha prolonga-se durante cinco semanas, até 23 de Março, e consiste num questionário semanal diferente, que se responde em poucos minutos. O objectivo é que os decisores políticos tenham um melhor retrato sobre o que pensam os cidadãos europeus sobre o assunto, ouvindo-os em cinco questionários, e assim se ajude a travar o avanço crescente destas doenças crónicas, como a diabetes, as doenças cardiovasculares e o cancro.

O questionário desta semana, o terceiro da campanha, é sobre os direitos e as responsabilidades dos cidadãos na prevenção e controlo das doenças crónicas. Quem é responsável pela sua saúde pessoal? Você próprio? Os governos? As empresas? E podemos ser obrigados a mudar o estilo de vida para reduzir as doenças crónicas? E quais as implicações disso na privacidade? Todos devem ter acesso a cuidados de saúde gratuitos, independentemente das escolhas pessoais relativas ao estilo de vida, como fumarmos ou bebemos álcool em excesso?

A campanha foi lançada pelo Atomium – Instituto Europeu para a Ciência, Media e Democracia (um consórcio de universidades, jornais e empresas com sede em Bruxelas com o objectivo de promover a difusão da ciência pela sociedade), utilizando para tal uma nova plataforma tecnológica co-financiada pela Comissão Europeia – a REIsearch. A campanha sobre as doenças crónicas é a primeira iniciativa da REIsearch, que visa aprofundar a ligação entre os cidadãos, os cientistas e os decisores políticos em questões científicas e contribuir para enfrentar os desafios da Europa, como agora as doenças crónicas.

Além do PÚBLICO, participam na iniciativa o Der Standard (Áustria), El País (Espanha), EuroScientist (França), Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha), Gazeta Wyborcza (Polónia), La Libre Belgique (Bélgica), Luxemburger Wort (Luxemburgo), Sole 24 Ore (Itália) e The Irish Times (Irlanda). Os resultados da campanha vão ser apresentados no final de Abril no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia.

Sugerir correcção
Comentar