Chris Christie apoia Trump e trucida Marco Rubio

Governador de Nova Jérsia saiu da corrida à Casa Branca este mês mas decidiu influenciá-la.

Foto
Derrrotar Hillary Clinton é a prioridade, afirmou Christie Tom Pennington/AFP

O governador de Nova Jérsia e ex-candidato à nomeação republicana para concorrer à Casa Branca deu o seu apoio a Donald Trump, por achar que este é “o melhor colocado para bater Hillary Clinton”.

Ao mesmo tempo que expressou o seu apoio a Trump, num comício em Fort Worth (Texas), Christie derramou uma chuva de críticas sobre Marco Rubio, o candidato no qual o establishment do Partido Republicano está a apostar para derrotar o milionário politicamente incorrecto, que ganhou três primárias republicanas seguidas. “Não precisamos de mais políticos destes [como Rubio] em Washington”, afirmou Christie, o primeiro peso pesado dos republicanos a apoiar Trump.

No debate entre candidatos republicanos antes das primárias no New Hampshire, nas quais Christie se retirou, depois de ficar em sexto lugar, o governador de Nova Jérsia já tinha atacado ferozmente Marco Rubio. Nessa altura, acusou-o de repetir frases feitas, como um robô – o que levou Rubio a responder com frases repetidas, o que não favoreceu em nada a sua imagem.

Mas no debate republicano da última madrugada, quando se aproxima a “super terça-feira” de 1 de Março, em que votam onze estados de uma só vez, Marco Rubio mostrou uma faceta atacante, tendo como alvo Donald Trump, a quem chamou um “trapaceiro”.

O senador da Florida atacou de forma convincente Donald Trump nos seus temas favoritos, da imigração à habilidade empresarial, expondo-o numa nova luz, mais frágil e quase sempre na defensiva. Confrontou-o com o registo de uma sua empresa na Florida, que, segundo revelou recentemente o New York Times, contrata muito mais trabalhadores imigrantes do que norte-americanos. É um abalo à premissa central da campanha de Trump, que diz querer recuperar os postos de trabalho perdidos para imigrantes e países de mão-de-obra barata.

Ao lado de Trump, Christie não poupou nos insultos a Rubio, que disse ter um comportamento de alguém que está “desesperado” e com uma campanha de “perdedor”. “Trump vai fazer o que for preciso para proteger a democracia”, assegurou Christie. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários