Projecto do PÚBLICO financiado pelo Google

Foram atribuídos 1,890 milhões de euros para seis ideias em Portugal.

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Imagem da redacção do PÚBLICO Daniel Rocha

Um projecto editorial do PÚBLICO está entre as ideias que obtiveram financiamento do Google, através do Digital News Initiative, um fundo europeu criado pela multinacional para apoiar ideias na área dos media.

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Um projecto editorial do PÚBLICO está entre as ideias que obtiveram financiamento do Google, através do Digital News Initiative, um fundo europeu criado pela multinacional para apoiar ideias na área dos media.

O fundo tem o montante total de 150 milhões de euros, que serão atribuídos ao longo de três anos. Nesta primeira fase de financiamento, serão apoiados seis projectos em Portugal, no valor total de 1,890 milhões euros. O Google não especificou os projectos financiados, mas entre eles estão projectos do JN, Observador, agência Lusa e Jornal de Negócios. O projecto do PÚBLICO é um dos três projectos de grande dimensão em Portugal (financiamentos acima de 300 mil euros). Há ainda um projecto de pequena dimensão (com financiamento até 50 mil euros) e dois de média dimensão (financiamentos até 300 mil euros). Ao todo foram distribuídos cerca de 27 milhões a 128 organizações de 23 países.

O projecto do PÚBLICO dará aos utilizadores das plataformas digitais um serviço personalizado, que permitirá a cada pessoa ter um resumo da informação que perdeu enquanto esteve sem consultar notícias. Para personalizar a informação apresentada, a funcionalidade terá em conta factores como as preferências do utilizador, o dispositivo usado e a hora do dia.

"O fundo de 150 milhões de euros está desenhado para ajudar a criar novas abordagens e dar às organizações de notícias europeias de todas as dimensões um espaço para criarem coisas novas, experimentarem e inovarem no espaço digital", explicou o Google.