Música em português marca dia da tomada de posse de Marcelo

A 9 de Março, Mariza canta o hino no Parlamento, na cerímónia de juramento. Paulo de Carvalho, José Cid, Anselmo Ralph, Abrunhosa, HMB e Diogo Piçarra encerram as comemorações à noite na Praça do Município, em Lisboa.

Foto
Marcelo quer a economia a crescer Sérgio Azenha

O dia da posse do futuro Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começará às 9 horas no parlamento e terminará cerca de 12 horas depois com um concerto para jovens, com o hino nacional cantado pela fadista Mariza.

De acordo com a agenda provisória do Presidente eleito disponibilizada à Lusa, serão seis os momentos previstos para o dia 9 de Março, data em que tradicionalmente os Chefes de Estado são empossados perante a Assembleia da República.

Numa cerimónia que será idêntica à de há dez anos -- quando Cavaco Silva substituiu Jorge Sampaio -, prevê-se que o Presidente da República cessante faça a sua última revista às tropas, e intervenções do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e de Marcelo Rebelo de Sousa, já depois da cerimónia de juramento, que o tornará o 19.º Presidente da República Portuguesa. Mas desta vez, a direcção da Associação 25 de Abril estará presente, o que não tem acontecido.

Esta quarta-feira, o gabinete do Presidente da Assembleia da República divulgou pormenores da cerimónia, prevendo-se que as chegadas dos convidados e figuras estatais comecem cerca das 9h, e o primeiro-ministro, António Costa, pelas 9h30. Já o Chefe de Estado eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, é esperado cinco minutos depois, e Cavaco Silva, ainda Chefe de Estado, chegará pelas 9h45.

No parlamento, e depois da cerimónia de posse, está ainda prevista uma sessão de cumprimentos que, apesar de a lista de convidados ainda não ter sido divulgada, deverá ser mais curta que a de Cavaco Silva há uma década, que integrou cerca de 900 personalidades.

Do Palácio de São Bento, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para os Jerónimos onde fará a tradicional deposição de flores no túmulo de Luís de Camões e, como novidade, também no túmulo de Vasco da Gama.

O novo Presidente da República entrará, de seguida, pela primeira vez nessa qualidade no Palácio de Belém, onde haverá também um cerimonial de boas vindas. Em Belém, Marcelo terá um almoço com um conjunto de individualidades do país, entre os quais estarão os presidentes dos tribunais superiores.

Segue-se a celebração interreligiosa na Mesquita de Lisboa, noticiada na terça-feira pelo PÚBLICO, e que contará com a participação de diversas confissões religiosas.

Por volta das 18h realiza-se a também habitual cerimónia no Palácio da Ajuda, onde Marcelo Rebelo de Sousa irá condecorar Cavaco Silva, seguindo-se a sessão de cumprimentos.

O último ponto da agenda do novo Chefe de Estado para 9 de Março está marcado para as 20h, na Câmara Municipal de Lisboa, com um concerto dedicado à juventude na Praça do Município, no qual estão previstas as participações de José Cid, Paulo de Carvalho, da fadista Mariza -- que cantará o hino nacional -- e ainda atuações de Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra, vencedor de um concurso televisivo para novos talentos musicais.

No dia seguinte, decorrerá a recepção ao corpo diplomático no Palácio da Ajuda.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários