Em busca de mais emoção, a F1 muda formato de qualificação

Treinos cronometrados continuam a ser divididos em três partes.

Foto
O McLaren de Jenson Button durante os testes de pré-época que decorrem em Barcelona Sergio Perez/Reuters

É mais um passo na eterna busca da Fórmula 1 por mais emoção e espectáculo. As equipas chegaram a um acordo para alterar o formato da qualificação, que define a grelha de partida para as corridas.

A qualificação continuará a ser dividida em três partes (Q1, Q2 e Q3), mas agora com mudanças na forma como os pilotos vão sendo eliminados. A expectativa é que a grelha de partida se torne mais imprevisível.

Como explica a AFP, a Q1 terá a duração de 16 minutos e contará com a participação de todos os 22 pilotos. Ao fim de sete minutos, o mais lento fica excluído (partindo do último lugar da grelha de partida). E a partir daí, a cada 90 segundos, o detentor do pior tempo é eliminado.

Para a Q2, que terá 15 minutos, já só restarão 15 pilotos, repetindo-se o processo de eliminação dos mais lentos. Ao fim de seis minutos, o pior é excluído e a partir daí, a cada 90 segundos mais um piloto fica para trás.

A Q3 passará a contar com oito pilotos (em vez dos actuais dez) e durará 14 minutos. Ao fim de cinco minutos, o mais lento é eliminado e a cada 90 segundos o piloto com pior tempo é excluído.

No fim da Q3, restarão apenas os dois mais rápidos, que lutarão pela pole position.

Estas mudanças têm agora de ser ratificadas pelo Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), a 4 de Março, para entrarem em vigor a 19 de Março, na qualificação para o Grande Prémio da Austrália, a primeira prova da época.

“A ideia é que isto funcione como uma qualificação em pista molhada [que habitualmente causa surpresas na grelha]”, explicou Bernie Ecclestone, o patrão da F1, à Reuters. “Pode ser que um ou dois dos favoritos não consigam estar na frente. Pode ser que não tenhamos os [pilotos] óbvios na frente da grelha de partida”, acrescentou Ecclestone.

Sugerir correcção
Comentar