“Slow”: o álbum das canções demoradas de Minta & The Brook Trout

Banda de Francisca Cortesão apresenta "Slow" esta sexta-feira, 26 de Fevereiro, no CCB, em Lisboa. Terceiro álbum de estúdio revela um "som mais rico" do que os anteriores

Foto
Vera Marmelo

Os portugueses Minta & The Brook Trout editam, na sexta-feira, um novo álbum, "Slow", resultado de um processo mais vagaroso de escrita das canções, como contou a fundadora do grupo, Francisca Cortesão, à agência Lusa.

"Demorei bastante mais do que pensava, a ter canções suficientes para gravar um disco novo, mas também não me preocupo com o tempo em que demoro a editar. Vamos lançando discos quando há canções que o justifiquem", explicou. Este é o terceiro álbum de estúdio de Minta & The Brook Trout, sucedendo a "Olympia" (2012) e "Minta & The Brook Trout" (2009). Há ainda um EP inicial, de 2008, e dois registos ao vivo.

"As canções sempre foram uma coisa bastante imediata — ou apareciam ou não apareciam —, mas nunca foi uma coisa de estar demoradamente a trabalhar nelas. E desta vez foi", afirmou Francisca Cortesão, a propósito do processo de composição.

Francisca Cortesão é a autora das onze músicas folk-pop acústicas de "Slow", mas o grupo conta com algumas alterações. Saiu Manuel Dordio (guitarra) e entraram Margarida Campelo (piano e voz) e Bruno Pernadas (guitarra), aos quais se juntam ainda Mariana Ricardo (baixo) e Nuno Pessoa (bateria). A cantora e compositora antecipa que "Slow" revela muitas diferenças em relação aos discos anteriores, também pela mudança no grupo, mas não há qualquer ruptura. "O som está mais rico, em parte pela entrada da Margarida e do Pernadas".

"Estivemos muito tempo de volta dos arranjos da música. Há mais camadas, mas a nossa abordagem tem sido sempre a mesma, desde que começámos a trabalhar juntos: pôr nas músicas aquilo que elas pedem e não pensar em mais nada", referiu Francisca Cortesão. "Slow", que inclui temas como "I can't handle the summer", "Holy Trinity" e "Old Habits", escrita por Francisca Cortesão e repescada do repertório dos They're Heading West, será apresentado ao vivo, na sexta-feira, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Francisca Cortesão, nascida no Porto, em 1983, fez parte dos Casino antes de se apresentar a solo, enquanto Minta, quando editou o EP "You", em 2008. Já esteve integrada na banda de David Fonseca e actualmente reparte-se entre Minta & The Brook Trout e They're Heading West.

Sugerir correcção
Comentar