Cerca de 28 mil pequenos accionistas reclamam dinheiro perdido no Bankia

Banco espanhol intervencionado em 2011 vai pagar indemnizações aos pequenos investidores. Para isso tem uma reserva de 1840 milhões de euros.

Foto
O banco foi parcialmente nacionalizado em 2012 MARCELO DEL POZO/Reuters

O banco espanhol Bankia já recebeu cerca de 28.300 reclamações de pequenos accionistas que perderam dinheiro com a entrada em bolsa da instituição, que em 2012 seria parcialmente nacionalizada pelo Governo espanhol.

O universo de accionistas minoritários afectados no caso Bankia envolve 200 mil pessoas, que até Maio poderão reclamar junto do banco depois de uma decisão do Supremo Tribunal ter forçado a instituição a indemnizar pequenos investidores que em Julho de 2011 entraram no capital do banco e que viriam a perder dinheiro com a forte queda das acções quando o banco foi intervencionado.

A decisão judicial, ao confirmar que o prospecto da oferta pública de venda tinha “graves inexactidões”, levou o Bankia a abrir um período de pagamento de indemnizações extrajudiciais.

As acções do Bankia perderam mais de metade do valor entre a entrada em bolsa em Julho de 2011 e os dias seguintes à intervenção pública na instituição, em Maio de 2012, quando o banco viveu momentos de forte instabilidade, não apenas com a queda da cotação, mas também com uma fuga aos depósitos.

Agora, a esses pequenos accionistas que participaram no processo de entrada do banco na Bolsa de Madrid em 2011, o banco promete devolver 100% do valor investido, mais os juros até ao momento da devolução.

Os investidores entregam as acções e, em contrapartida, deixam cair os eventuais processos judiciais que tenham interposto contra a instituição. Por cada ano decorrido, serão pagos juros de 1%. No caso de os accionistas terem vendido as acções, será paga a diferença entre o valor investido e o obtido com a venda dos títulos.

Segundo o El País, dos 1840 milhões de euros provisionados pelo Bankia, 800 milhões dizem respeito a custas judiciais e ao pagamento de juros.

O período de adesões começou na quinta-feira e contou logo com 28.300 accionistas interessados. O plano de indemnizações extrajudicial decorre até Maio, sendo que o banco promete pagar aos accionistas dentro de 15 dias desde o momento em que estes façam o pedido.

Sugerir correcção
Comentar