Pedro Santos Guerreiro assume direcção do Expresso

Impresa cria uma nova direcção-geral de informação que servirá de "chapéu" a todo o grupo.

Foto

Estão formalizadas as mudanças na direcção-geral de informação da Impresa que terão efeitos a partir de 6 de Março, quando Francisco Pedro Balsemão substitui Pedro Norton na liderança da administração do grupo que detém, entre outros, a SIC e a Visão, e que terão implicações no Expresso: Pedro Santos Guerreiro passa a ser o director do semanário.

Para acompanhar Ricardo Costa como director-geral de informação da Impresa, uma mudança que fora anunciada na quarta-feira, o grupo anunciou esta quinta-feira que a nova direcção-geral da empresa irá ter também como adjuntos Alcides Vieira e Henrique Monteiro.

Alcides Vieira, que é actualmente o director de informação da SIC e da SIC Notícias, ficará apenas responsável pelas pastas da média e grande reportagem de televisão, programas de informação não-diária, novos formatos de vídeo para TV/net/mobile, operações editoriais conjuntas TV/publishing, distribuição vídeo e novas plataformas, projectos de realidade virtual, novos estúdios de informação e futuras instalações conjuntas, segundo descreve a Impresa numa nota enviada às redacções.

Já Henrique Monteiro, que depois de em Janeiro de 2011 ter deixado de ser director do Expresso passou a director editorial para as novas plataformas, terá agora a seu cargo os dossiers dos novos produtos digitais, a gestão de oferta dos sites, redes sociais/messaging, newsletters/podcasts, convergência tecnológica das redacções, assinaturas publishing e núcleos de fotografia, grafismo e infografia.

Esta nova estrutura chapéu da informação no grupo Impresa mostra uma estratégia de integração entre a televisão e os títulos em papel e digitais. A própria Impresa admite que com esta estrutura “pretende responder de forma ágil aos desafios imediatos do sector, marcados por profundas alterações tecnológicas e de consumo, e preparar as redacções para uma progressiva convergência operacional que culminará num edifício único”. E acrescenta que as “operações digitais terão que ganhar relevo, sem pôr em causa a independência e as linhas editoriais do Expresso, SIC e Visão”.

A cúpula do Expresso passa assim a ser composta por Pedro Santos Guerreiro (director), Martim Silva (director executivo), João Vieira Pereira, Miguel Cadete e Nicolau Santos (directores adjuntos) e Marco Grieco (director de arte). Na SIC, a direcção de informação conta com Ricardo Costa como director, José Gomes Ferreira como adjunto, e Bernando Ferrão e Pedro Cruz como subdirectores.

Na Visão mantêm-se João Garcia (director), Mafalda Anjos (adjunta) e Rui Tavares Guedes (adjunto).

Sugerir correcção
Comentar