Nómada, uma mesa portuguesa para trabalhares de pé

Empresa de Ponte de Lima desenvolveu um suporte para ser colocado em cima de secretárias. O objectivo? Melhorar a saúde de quem trabalha muitas horas ao computador, potenciando o trabalho de pé e com as costas esticadas

A Nómada tem dois tampos de altura regulável para se ajustar à postura do utilizador DR
Fotogaleria
A Nómada tem dois tampos de altura regulável para se ajustar à postura do utilizador DR
DR
Fotogaleria
DR
Quando virada ao contrário, a mesa transforma-se em quadro branco para ser usado com canetas de feltro DR
Fotogaleria
Quando virada ao contrário, a mesa transforma-se em quadro branco para ser usado com canetas de feltro DR

Quem trabalha, no computador ou não, sentado a uma secretária sabe o que acontece ao fim de poucas horas: o corpo começa a escorregar pela cadeira, a postura piora e as costas começam a doer. Somando, em média, uma pessoa está sentada perto de 19 horas por dia, escreve a “New Yorker” — e muitas destas horas serão passadas no local de trabalho. Foi para solucionar as dores lombares e a falta de energia causadas pela postura sedentária em ambiente laboral que António Vieira decidiu criar a Nómada, uma peça de mobiliário para se trabalhar de pé.

A mesa adaptável está desenhada para ser colocada em cima de uma superfície já existente — outra mesa ou secretária, por exemplo — e tem dois pequenos tampos cuja altura pode variar. A ideia é que o corpo fique esticado, com ecrãs à altura dos olhos e teclados ou ratos à altura dos braços.

A Nómada — uma das dezenas de peças de mobiliário da marca Boomerango, da incubadora de projectos Weproductise — começou a ser desenvolvida no início de 2015 mas só um ano depois passou a estar disponível para compra, a partir do site, desde 89 euros. “O nosso conceito é que o utilizador consiga sempre montar e desmontar facilmente as peças, que devem ter mais do que uma funcionalidade”, explicou António Vieira, 43 anos, ao P3.

A peça é modular e tem um peso que pode variar oscilar entre os seis e os dez quilogramas. “Não tem um único parafuso e monta-se apenas com encaixes e sistemas de segurança em menos de um minuto”, garantiu o fundador da Weproductise. Desenhada e produzida em Ponte de Lima, a Nómada é feita de a derivados de madeira com origem em Portugal e na Finlândia. Todos os materiais, assegurou António Vieira, são ecológicos e têm certificados de protecção da natureza.

Disponível em dois modelos (um para adultos e outro para crianças) e com acabamentos diferentes, a mesa pode ainda funcionar como quadro branco, com base de escrita com canetas de feltro, para desenhos e esquemas em reuniões. Para breve, a Boomerango tem previsto o lançamento de uma linha de iluminação para ser integrada nesta secretária, bem como uma linha de mobiliário funcional para casa e escritório.

Sugerir correcção
Comentar