Mercado livre de electricidade já tem 4,38 milhões de clientes

Entre os clientes domésticos, ainda há 29% que estão no mercado regulado.

Foto
Dos clientes em mercado livre, 98,8% são domésticos Rita Franca

Com a entrada para o mercado liberalizado de electricidade de 67,6 mil clientes no último mês de 2015, o mercado livre terminou o ano passado com 4,37 milhões de clientes. Num ano, este universo aumentou 23%, a uma taxa média mensal de 1,7%, segundo as estatísticas publicadas nesta quinta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

No mercado regulado estavam em Dezembro “pouco mais de 1,7 milhões de clientes face aos mais de 6 milhões de clientes existentes no país”. No Continente, 72% dos clientes estão no mercado livre, que em Dezembro representava perto de 90% do consumo total.

Segundo a ERSE, dos 67.647 clientes que entraram no mercado livre em Dezembro, 51.099 transitaram do mercado regulado e outros 16.548 entraram directamente para as carteiras de comercializadores em regime de mercado. Como terminaram contrato cerca de 11,2 mil clientes sem terem celebrado um novo contrato, o crescimento líquido em relação a Novembro rondou os 56 mil clientes.

Dos clientes em mercado livre, 98,8% são clientes domésticos. No entanto, apesar de o número estar a aumentar, só cerca de 71% dos clientes deste segmento é que passaram para o mercado liberalizado. O consumo destes clientes em mercado livre “está já nos 76% do total do segmento (cerca de 62% em Dezembro de 2014) com um crescimento sustentado desde o final de 2012”.

Entre os pequenos negócios, por exemplo, “92% dos clientes são fornecidos por um comercializador em regime de mercado, representando o seu consumo 94% do consumo global deste segmento”. A ERSE adianta ainda que “praticamente a totalidade dos consumos de grandes consumidores está já no mercado livre”.

A síntese publicada pelo regulador do mostra que a EDP Comercial “manteve a sua posição como principal operador no mercado livre, tendo, contudo, perdido 0,8 pontos percentuais em termos de consumo para os 42,9%”, mantendo “sensivelmente a mesma quota em número de clientes (84,8%)”.

A Galp está em segundo lugar em quota de clientes, com uma fatia de 6,1%, seguindo-se a Endesa com 4%. No entanto, em termos de quota de consumo, é a Endesa quem ocupa o segundo lugar, com uma percentagem de 17,9%. A operadora também perdeu 0,8 pontos percentuais em relação a Novembro. A Endesa lidera entre os clientes industriais (com uma quota de 27,7%), mas perdeu a liderança no segmento de grandes consumidores para a Iberdrola, que tem consigo 25,6% destes clientes.

Quem estiver a ser fornecido no mercado regulado (através de um comercializador de último recurso) tem até 31 de Dezembro de 2017 para escolher um fornecedor de electricidade no mercado livre.

Sugerir correcção
Comentar