Imagens excepcionais em 2015

Quatro dos vencedores desta edição do World Press Photo, que galardoou o português Mário Cruz com o primeiro lugar na categoria "Assuntos Contemporâneos", já tinham tido lugar de destaque no PÚBLICO durante 2015.

Foto
O projecto "Cancer Family, Ongoing" foi um dos galardoados do World Press Photo 2016 e já tinha tido destaque no P3. Nancy Borowick

Quatro dos galardoados com o prestigiado prémio World Press Photo tiveram, ao longo de 2015, lugares de destaque no P3. Esta edição, que premiou o português Mário Cruz com o primeiro lugar da categoria "Assuntos Contemporâneos", com o projecto "Talibés, Escravos Modernos", premiou vários projectos com uma pesada mensagem social. 

Brent Stirton ganhou o segundo lugar na categoria Natureza com o projecto "Ivory Wars", desenvolvido no Chade, sobre a caça furtiva ao marfim.

Foto
Brent Stirton

Em Junho de 2015, o PÚBLICO divulgou um outro seu projecto, sobre o cancro da mama em homens. Não sendo um problema frequente em homens, também não é um problema visível. Consulte aqui a fotogaleria.

O fotógrafo e viajante Matjaz Krivic recebeu o segundo prémio na categoria Pessoas com um obscuro retrato de um mineiro no Burkina Faso.

Foto
Matjaz Krivic

O P3 apresentou em Agosto de 2015 um outro seu projecto, igualmente carregado de mistério - Urbanistan. Neste projecto documental, o fotógrafo apresentou uma visão tranquilizante de cidades que conhecemos em constante reboliço.

Na categoria de Projectos a Longo Prazo, Nancy Borowick ganhou o segundo lugar com uma série fotográfica sobre a luta contra o cancro dos seus pais.

Foto
Nancy Borowick

Este mesmo projecto, altamente pessoal para a fotógrafa, foi destacado no P3 em Setembro. Nele, Nancy retratou o avançar do cancro da mama da mãe e do câncro do pâncreas do pai, mas acima de tudo, a luta deles enquanto casal para ficarem juntos.

No primeiro lugar da categoria de Projectos a Longo Prazo, está o trabalho de Mary F. Calvert, em que há um retrato cru da violência sexual contra mulheres no exército americano.

Foto
Mary F. Calvert

Calvert falou com 11 mulheres que foram violadas enquanto estavam em serviço no exército norte-americano. As vítimas desta violência desenvolvem stress pós-traumático e muitas vezes são afastadas do exército pelos seus próprios agressores. Este projecto foi apresentado no P3 em Outubro de 2015.

Veja aqui todas as fotos vencedoras do World Press Photo 2016.

Sugerir correcção
Comentar