Grammys: os nomeados são estes, falta saber quem será o vencedor

A 58.ª edição dos Grammys decorrerá em Los Angeles a partir da 1h00 do dia 16. Juntamos uma verdadeira experiência musical, onde podes não só conhecer como também ouvir os nomeados nas três categorias mais prestigiadas da noite

Foto
Reuters

1.   Gravação do ano

· REALLY LOVE – D'Angelo and the Vanguard  

A nomeação do multi-facetado artista americano, D'Angelo, acaba por não surpreender. O cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical é, muitas vezes, comparado a Marvin Gaye e Prince. O enorme sucesso do seu último álbum "Black Messiah" levou-o à nomeação dos prémios mais importantes da música. Um album intemporal, marcado pela alma que D'Angelo confere a todas as músicas e pelo groove de instrumentais concebidos na perfeição.

Foto
Quincy Jones foi nomeado 79 vezes e é o segundo artista mais premiado, com 27 Grammys.

·UPTOWN FUNK – Mark Ronson ft Bruno Mars

Com a música "Uptown Funk", Bruno Mars, em colaboração com o inigualável Mark Ronson, não só se manteve no top das tabelas musicais como também lhe valeu a actuação no Super Bowl, fazendo com que todos se esquecessem que havia um jogo de futebol a acontecer. O tema representa não só o culminar de sucesso para Bruno Mars como também para o produtor britânico, Mark Ronson, que, apesar de já ter entrado no Top 10 do Billboard com outros temas, com "Uptown Funk" criou um monstro musical que bateu barreiras geográficas, sendo ouvido em todo o mundo e aclamado pelos críticos. O seu álbum Uptown Special tem colaborações não só com Bruno Mars como também com outros artistas como Stevie Wonder, Kevin Parker e Andrew Wyatt.

Foto
O maestro Georg Solti detém o recorde de artista mais premiado de sempre com 31 Grammys

·THINKING OUT LOUD –Ed Sheeran

"Um rapaz ruivo que brinca com a guitarra". Esta é a descrição que Ed Sheeran faz de si próprio e não está muito longe da verdade. Performer desde os 16 anos, o músico escreve e compõe todas as músicas que canta e é ainda responsável por algumas que ficaram famosas na voz de outros artistas. No seu último albúm "X", Ed traz as mais variadas perspectivas do amor, destacando-se pela simplicidade lírica e melódica com que trata o assunto. 

·BLANK SPACE – Taylor Swift

A Billboard divulgou a sua crítica para "1989", o novo álbum de Taylor. O álbum foi classificado com 4 de 5 estrelas, mas a revista especializada em música pop deixou claro que considera o quinto álbum de estúdio o melhor trabalho da carreira de Taylor Swift até momento.

Apesar de a artista não ter disponibilizado o albúm no spotify, podes ouvir a preview ou comprar o álbum no Itunes! 

·CAN'T FEEL MY FACE – The Weeknd

Este ano ficou também marcado pela rápida ascensão de The Weeknd ao topo das tabelas e ao line-up dos famosos festivais de Verão norte-americanos. O cantor surge com uma nova categoria musical: o RnB alternativo, revolucionando completamente o género musical ao expandir a sua música a nível global. O seu tema "Earned It" foi soundtrack no filme "50 Sombras de Grey" e o seu aclamado álbum "Beauty Behind The Madness" conta com este e outros sucessos.

2.   Álbum do Ano 

·SOUND & COLOR – Alabama Shakes

"Sound & Color" mostra um futuro promissor para a banda, mostrando-se bem superior ao disco anterior. Com um som cheio de soul, blues rock e rock sessentista, sem exageros e complexidades, os Alabama Shakes parecem ter encontrado a receita certa para fazer com que estes géneros atraiam um público maior e sejam tocados nas rádios.

·TO PIMP A BUTTERFLY – Kendrick Lamar

"To Pimp a Butterfly", o terceiro álbum do californiano Kendrick Lamar, já entrou para a história do hip-hop como um dos mais inventivos, pessoais e exigentes discos do género. Mas não é só isso. Se olharmos para a obra em termos puramente musicais, veremos que não falamos só de variações do hip-hop ou de um lado político do rap, mas de um mergulho profundo nas raízes dessa árvore musical: é aqui que entram elementos de jazz e funk, mutações da disco music e do soul, tudo num único lugar, cimentado com letras que figuram uma realidade político-social que transcende a forma de fazer hip-hop.

·TRAVELLER – Chris Stapleton

Ao reunir grandes influências musicais e não ter medo de experimentar variáveis para além do country, Chris Stapleton inscreveu o seu primeiro álbum no muro das grandes estreias. Mesmo não sendo um disco perfeito, "Traveller" certamente faz valer a audição e é difícil que a maioria dos ouvintes consiga reproduzi-lo apenas uma vez.

·1989 – Taylor Swift

·BEAUTY BEHIND THE MADNESS – The Weeknd 


3. Canção do ano

·  ALRIGHT - Kendrick Lamar

A música "Alright" confere um momento de esperança no meio de uma batalha para encontrar um propósito maior. Na sequência de "u", uma música onde Kendrick estabelece os seus fardos psicológicos e emocionais, "Alright" é uma resposta que explica como o artista pretende resolver estes problemas. Confiando que tudo é um plano que Deus lhe traçou, Kendrick consegue olhar para os erros do passado com a certeza de que no fim tudo vai dar certo - "We gon' be alright". À superfície a faixa carrega uma mensagem optimista e universal que, no entanto, é impulsionada pela dor e luta do artista. 

·  BLANK SPACE - Taylor Swift

·  GIRL CRUSH - Little Big Town

"Girl Crush" foi lançado em Dezembro de 2014 e é o segundo single do sexto álbum de Little Big Town, entitulado Pain Killer. A faixa descreve a obsessão de uma rapariga por outra. A tentativa de se assemelhar a uma mulher ideal vem do desejo em recuperar um amor perdido. É um elaborado jogo de palavras que funciona, mantendo os ouvintes concentrados na letra da canção.

·  SEE YOU AGAIN - Wiz Khalifa ft. Charlie Puth

"See you again" é um tributo ao actor Paul Walker, que faleceu em Novembro de 2013, num trágico acidente de automóvel. A popularidade da faixa cresceu rapidamente após a estreia do filme "Velocidade Furiosa 7", e a música eventualmente tornou-se o primeiro vídeo de hip-hop a atingir mil milhões de visualizações no YouTube.

·  THINKING OUT LOUD - Ed Sheeran

Conhece estes e outros nomeados aqui!

Sugerir correcção
Comentar