Vinte novas imagens com pistas para sexta temporada de Guerra dos Tronos

O que aconteceu a quem caiu de muralhas e dragões ou foi castigado por um deus com muitas caras. A adolescência de Bran Stark, o regresso dos Greyjoy e um herói que continua desaparecido.

Fotogaleria
Daenerys Targaryen Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Melissandre Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Bran Stark e o Corvo Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Arya Stark Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Tommen e Jamie Lannister - e Myrcella Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Roose e Ramsay Bolton Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Sam Tarly e Goiva Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Theon Greyjoy e Sansa Stark Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Ramsay Bolton Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Balon Greyjoy Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
A Septã e Margaery Tyrrell Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Asha Greyjoy Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Tyrion Lannister e Varys Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
High Sparrow Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Jamie Lannister Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Brienne of Tarth Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Davos Seaworth, Cavaleiro das Cebolas Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Missandei Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Jamie e Cersei Lannister Helen Sloan/HBO
Fotogaleria
Tyrion, Missandei e Verme Cinzento Helen Sloan/HBO

É a primeira temporada de uma das séries mais populares do momento a avançar sem mapa – o autor de As Crónicas de Gelo e Fogo não terminou a tempo Winds of Winter, o livro que daria sequência à história de Westeros e outros continentes, e portanto a partir de Abril faz-se navegação à vista. A quinta temporada de Guerra dos Tronos terminou com vários cliffhangers, um deles talvez um dos mais reverberantes da história da ficção televisiva (e literária) pop dos últimos anos. O destino das personagens segue dentro de momentos. Se quer evitar toda a informação sobre o que será o início da sexta temporada, há alguns spoilers nas imagens e desta linha em diante.

A HBO, canal que transmite e produz nos EUA a série Guerra dos Tronos, uma das mais vistas e mais pirateadas dos últimos anos, parece estar a seguir um caminho promocional intensificado pelo suspense dos últimos tomos da saga e também uma rota traçada à imagem do que em 2015, por exemplo, foi a campanha em torno de Star Wars: O Despertar da Força. Informação a conta-gotas, posters, trailers sem imagens novas, expectativas alimentadas com informação mínima. Até agora, altura em que algumas das dúvidas sobre o destino de personagens principais das casas Stark ou Targaryen são parcialmente desfeitas pelas imagens divulgadas pelo canal.

A sexta temporada de Guerra dos Tronos, que se estreia a 24 de Abril nos EUA (e que, se for seguido o padrão dos últimos anos, deve estrear-se em Portugal a 25 de Abril no canal SyFy), chega então numa altura em que a série já tinha antecipado alguns pontos da intriga em relação aos livros que lhe servem de base – o que acontece a Stannis e Shireen Baratheon, Sansa Stark e Theon Greyjoy, só para mencionar algumas personagens cujo destino se altera e avança em relação ao último livro de George R.R. Martin. E as imagens reveladas esta quinta-feira à noite pela HBO indicam que outros elementos do enredo, como o papel da casa Greyjoy, poderá ser reforçado e seguir em parte aquilo que já é o seu curso na série literária. Além de Yara/Asha, a irmã de Theon Greyjoy, surge nas fotos Patrick Malahide como Balon Greyjoy, o patriarca de Pyke.

Max von Sydow como o Corvo de Três Olhos, Sansa e Theon depois da fuga de Winterfell, Myrcella e os Lannister, Daenerys Targaryen depois do prado e os olhos de Arya Stark povoam estas imagens, sem que haja qualquer fotografia da principal vítima da quinta temporada. Ainda assim, Melisandre figura, solene, nas fotografias de cena, ao que parece na zona da Muralha.