Archdaily: três projectos portugueses entre os vencedores

Ao todo eram sete os projectos portugueses entre os 70 finalistas do concurso anual do Prémio Edifício do Ano 2016

Foto
Fernando Guerra | FG+SG

Três projectos dos sete portugueses que se encontravam entre os finalistas do Prémio Edifício do Ano 2016, promovido pela plataforma norte-americana Archdaily, dedicada à arquitectura, são os vencedores nas categorias de hospitalidade, arquitectura pública e remodelação, foi anunciado esta quarta-feira.

O Cella Bar, nos Açores, do ateliê FCC Arquitectura e Paulo Lobo, ganhou a categoria de hospitalidade, a Cozinha Comunitária Terras da Costa, na Costa de Caparica, da responsabilidade do ateliermob e do Coletivo Warehouse, venceu a categoria de arquitectura pública, e a Casa de Guimarães, de Elisabete de Oliveira Saldanha, saiu vitoriosa na categoria de remodelação.

Nesta sétima edição do galardão internacional, atribuído pelo público especializado da área da arquitectura que visita a plataforma norte-americana, estiveram disponíveis para votação cerca de 3000 projectos de todo o mundo, distribuídos por 14 categorias, contando-se sete projectos portugueses entre os 70 finalistas.

Foto
Cozinha Comunitária Terras da Costa, do Ateliermob+Warehouse Fernando Guerra | FG+SG

Fundada em 2008, a ArchDaily é uma plataforma online de informação e divulgação da arquitectura que contabiliza 350 mil visitas diárias e atribui anualmente este prémio a projectos que se destacam pela inovação espacial, social, material e técnica. São escolhidos cinco projectos finalistas por cada uma das 14 categorias, que abrangem desde desporto, cultura, hotel, casas, remodelação, escritórios e espaços comerciais.

Foto
Casa de Guimarães, de Elisabete de Oliveira Saldanha Fernando Guerra | FG+SG

Em 2015, três projectos portugueses estiveram entre os vencedores do “ArchDaily Building of the Year”:  "Edifício sobre a água", de Álvaro Siza e Carlos Castanheira, Parque Natural do Fogo, do atelier OTO, e Casa de Sambade, dos spaceworkers. 


Sugerir correcção
Comentar