Encontrados os oito montanhistas desaparecidos no Gerês

Grupo pediu ajuda à GNR, que está a ajudar as pessoas a regressarem para um local seguro. Foi inicialmente avançado que o grupo teria nove pessoas, mas afinal serão oito.

Foto
No local estão também os Bombeiros de Terras de Bouro DR

grupo de oito montanhistas que estava desaparecido desde este sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês já foi encontrado pela GNR. No entanto, como os trabalhos estão a ser feitos a pé, o grupo ainda terá de andar cerca de seis quilómetros até chegar a uma zona segura onde esta força de segurança montou um local de apoio. A informação foi confirmada ao PÚBLICO pelo Comando Territorial de Braga da GNR, que tem equipas de resgate na zona. Inicialmente foi avançado que o grupo teria nove pessoas, mas afinal seriam só oito.

Segundo a GNR, o mau tempo que se faz sentir no local onde os montanhistas desapareceram, com “frio, chuva e nevoeiro”, dificultou os trabalhos. No entanto, duas horas após o pedido de ajuda, já tinha sido possível localizar a zona em que desapareceram e menos de duas horas depois as equipas encontraram o grupo. A GNR assegura que ninguém está ferido, mas que dado o frio no Gerês forneceram roupa seca e alimentação antes de iniciarem a caminhada com as pessoas.

O grupo estava a caminhar desde manhã e o pedido de ajuda foi feito pelos próprios a meio da tarde. Segundo a GNR, o grupo está na zona da Cascata do Arado, numa zona de trilhos de difícil acesso na freguesia de Vilar da Veiga. Além da GNR, no local está também uma ambulância e uma equipa de resgate enviada pela corporação dos Bombeiros de Terras de Bouro.

Ainda em Janeiro, o Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, preparado para agir em zonas de difícil acesso, teve de resgatar um grupo que visitava a zona das Minas dos Carris, no mesmo parque.

Foi depois dessa situação, como noticiou o PÚBLICO, que a direcção do Parque Nacional da Peneda-Gerês deixou de emitir autorizações para visitas às áreas de protecção total, as zonas mais sensíveis daquela área protegida. A decisão foi tomada por tempo indeterminado e foi justificada pelos incidentes recentes. Esta decisão não tem um prazo de validade, mas deverá manter-se, pelo menos, por mais dois meses. As “condições meteorológicas” são um dos motivos apontados pelas autoridades para esta solução, o que levará a que não sejam aprovados novos pedidos durante os meses de Inverno.

 

 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários