Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: “pie pops” integrais de morango e framboesa

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas sugere uma receita aos leitores do P3. Esta tem a forma de uns chupa-chupas gigantes com um recheio fácil

Eu adoro tartes de maçã e fins-de-semana — que às vezes são preenchidos com calorias supérfluas e dramas familiares, mas também com conforto e gratidão. Não me interpretem mal, não vou terminar este texto com uma frase de Paulo Coelho.

A tela compõe-se mais ainda quando o sol brilha indecoroso e eu tenho alguns minutos para garantir barrigas satisfeitas. É que amassar e rechear não tem perícia alguma.

Estes chupa-chupas gigantes foram baptizados como "pie pops" pelos americanos — os brasileiros chamam-lhe "tortinhas no palito". Nomenclaturas à parte, pareceram-me demasiado amorosos para não os adoptar na minha cozinha. Mesmo que não sejam de maçã (e podiam), fazê-los é "easy as pie".

Do que precisas:

[para 7-8 "pie pops"]

Para a massa

200 g de farinha integral

1 colher de sopa de açúcar amarelo

80 g de manteiga magra (à temperatura ambiente)

3 ou 4 colheres de sopa de água fria

1 ovo batido

Para o recheio

100 g de morangos arranjados

100 g de framboesas

3 colheres de sopa de açúcar amarelo

2 colheres de sopsa de vinagre balsâmico de Modena

6 folhas de hortelã

Vamos a isto:

1. Pica os morangos e as framboesas grosseiramente. Numa taça, mistura a fruta com o açúcar, o vinagre e a hortelã picada e deixa macerar por 15 minutos.

2. Numa outra taça, junta a farinha, o açúcar e a manteiga e amassa com as pontas dos dedos até obteres uma textura granulada. Adiciona a água bem fria, pouco a pouco, e continua a amassar até formar uma bola. Repousa no frigorífico por 15 minutos.

3. Pré-aquece o forno a 180º.

4. Numa superfície polvilhada com farinha, estende a massa com o rolo o mais fina possível. Com um cortador faz pequenos círculos (com cerca de 8 cm de diâmetro).

5. Coloca um pauzinho de madeira por cima da massa, pressionando. Recheia com a mistura de fruta reservada (sem encher demasiado) e sobrepõe outra esfera de massa. Com a extremidade de um outro pauzinho ou com um garfo, pressiona a toda a volta para unir e fechar os círculos. Repeto o processo até terminar a massa.

6. Transfere os "pie pops" para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincela com ovo e leva a cozer por 20 minutos ou até estarem dourados.

Dicas:

- A receita também pode ser feita com massa quebrada de compra.

- Os "pie pops" podem ser recheados com outro tipo de fruta, como pêssegos, banana e canela ou, claro, maçã.