PJ Harvey tem novo vídeo para The wheel – com o Kosovo ao centro

Single do novo disco The Hope Six Demolition Project foi lançado esta segunda-feira. O vídeo é realizado pelo fotojornalista Seamus Murphy.

Foto
PJ Harvey em Vilar de Mouros em 2004 PAULO PIMENTA

PJ Harvey revelou esta segunda-feira o novo vídeo para o single The wheel, uma amostra do seu novo álbum,The Hope Six Demolition Project.

O vídeo é realizado pelo fotojornalista Seamus Murphy e compila várias imagens recolhidas entre 2011 e 2015 no Kosovo. 

Ao Noisey, o realizador e fotojornalista explica que os dois queriam colaborar há algum tempo – conheceram-se depois de PJ Harvey ter visto o trabalho de Murphy sobre o Afeganistão, e ele mostrou-lhe imagens recolhidas no final da década de 1990 no Kosovo. "Tinha experiência e contactos em ambos os lugares [Kosovo e Afeganistão] e a Polly tinha há muito um fascínio pelo Afeganistão e ficou enlevada ao acompanhar os acontecimentos no Kosovo" quando fizeram notícia em todo o mundo. Em 2011, os dois foram convidados a visitar o país.

"Quando estou a escrever uma canção visualizo toda a cena. Consigo ver as cores, consigo saber a que hora do dia, consigo sentir o estado de espírito, consigo ver a luz a mudar, as sombras a moverem-se, tudo nessa imagem", dizia já na semana passada a cantautora sobre a viagem ao Kosovo que inspirou o single, num comunicado. "Queria cheirar o ar, sentir o solo e conhecer as pessoas dos países que me fascinam" ao longo do processo criativo, disse ainda a música britânica.

"A canção The wheel tem a viagem ao Kosovo no seu centro", partilhou o realizador ao site Noisey, da revista Vice, explicando que "a visão de uma roda gigante em movimento em Fushe Kosove/Kosovo Polje, perto da capital, Pristina, é o ponto de referência concreto para o título...": "Foi só essa imagem a inspiração para a canção? Sem me terem contado as histórias das pessoas que sofreram durante a guerra, sem visitar as aldeias abandonadas devido à limpeza étnica e aos ciclos de vingança, sem experienciar as diferentes percepções de pessoas com histórias partilhadas, poderia a canção ter sido escrita?", questiona Murphy, que fala também da mais recente crise de refugiados na Europa e da "ideia de ciclos, rodas e repetição".

O novo álbum de PJ Harvey, que entra em digressão no final da Primavera, é lançado a 15 de Abril.

Sugerir correcção
Comentar