Sweet Bigas: conchas recheadas com mozarela, abóbora e caju

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas sugere uma receita aos leitores do P3. Esta leva um dos seus ingredientes favoritos, a abóbora

Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Quem acompanha o blogue há algum tempo já se deverá ter apercebido de um ou outro ingrediente cativo. Um deles é o queijo (nas suas mais variadas texturas e origens) e outro será a abóbora.

Recorrer a produtos de forma continuada não tem que ser um sinal de falta de criatividade ou de palato pouco apurado. Explorar e reinventar algo e dar-lhe múltiplos usos é precisamente o oposto disso.

Por ser tão versátil, a abóbora tem qualquer coisa de mágico – e essa opinião não é inócua. Já em 1950, a Disney o percebeu ou não teria transformado a carruagem da Cinderela numa abóbora, que é, provavelmente, uma das mais bonitas cenas que nos ficaram na memória.

Do que precisas:

150 g de abóbora biológica

sal e pimenta preta moída na altura

1 fio de azeite

tomilho fresco a gosto

300 g de conchas gigantes de massa

1 mão cheia de caju ao natural

1 embalagem de mini-mozarelas de búfala

1 mão cheia de folhas de agrião (sem talo)

flor de sal q.b.

queijo parmesão a gosto

Vamos a isto:

1. Pré-aquece o forno a 190º C.

2. Corta a abóbora em pequenos cubos (1 cm). Tempera-a com sal, pimenta, um fio de azeite e tomilho e assa por cerca de 20 minutos.

3. Coze a massa em água fervente temperada com sal, seguindo as instruções da embalagem.

4. Numa pequena frigideira sem gordura, tosta o caju para despertar sabor. À parte, corta cada mini-mozarela a meio.

5. Assim que a massa estiver pronta, coa a água (reservando um pouco numa chávena) e coloca as conchas na assadeira anteriormente usada. Adiciona 4 colheres de sopa da água de cozedura ao tabuleiro, para garantir que a massa não seca em demasia.

6. Distribui pelo interior de cada concha alguns cubinhos de abóbora assada, meia mini-mozarela, folhas de agrião e caju. Tempera com um fio de azeite e um pouco de flor de sal. Rala o queijo parmesão sobre a massa e leva a gratinar por 2-3 minutos, apenas até o queijo derreter.

Sugerir correcção
Comentar