Esta história de Beatrix Potter esteve mais de 100 anos à espera

Célebre autora britânica de livros infantis deixou apenas uma ilustração para The Tale of Kitty-in-Boots, uma aventura que será finalmente publicada em Setembro, pela editora original de Peter Rabbit.

Foto
Ilustração de Beatrix Potter para The Tale of Kitty-in-Boots DR

Afinal, as aventuras da autora de Peter Rabbit ainda não acabaram. Segundo a imprensa britânica, está agendada para Setembro a publicação de mais uma história escrita pela mulher que criou este herói que em português dá pelo nome de Pedrito Coelho.

A redescoberta de um texto de Beatrix Potter com mais de 100 anos, The Tale of Kitty-in-Boots, foi feita pela editora Jo Hanks, da secção de livros infantis da Penguin Random House, que deu com uma referência à história numa biografia de Potter já esgotada, publicada na década de 1970.

Beatrix Potter (1866-1943), que deixou pronta apenas uma ilustração para esta aventura que enviou ao seu editor em 1914, descreve a personagem do livro como “uma gata preta bem comportada que leva uma vida dupla”. A gata, que gostava que lhe chamassem Miss Catherine St Quintin, é a personagem principal mas, segundo a britânica BBC, nesta história há ainda espaço para uma versão “mais velha” de Peter Rabbit e para muitos outros personagens da galáxia Potter.

Foi a partir de uma carta da autora ao seu editor, referida na biografia esgotada, que Hanks começou a procurar o manuscrito. Acabou por encontrar três – a história escrita à mão em cadernos escolares – nos arquivos do Museu Victoria & Albert, em Londres. É neste fundo documental que se encontram outras cartas em que a célebre escritora menciona Kitty-in-Boots, admitindo que sempre quis terminar a história, mas que acabou por ser interrompida pela doença, pela Primeira Guerra Mundial e pelo seu próprio casamento.

“Esta história é realmente a melhor de Beatrix Potter”, garante Jo Hanks. “Tem identidades duplas, vilões coloridos e uma série de personagens que vêm de outras aventuras”, incluindo o famoso coelho.

Foto
Ilustração de Quentin Blake para a edição de The Tale of Kitty-in-Boots que sai em Setembro DR

A nova edição terá ilustrações de Quentin Blake, o cartoonista inglês e autor de livros para crianças que é mais conhecido pelo seu trabalho com o escritor Roald Dahl. Blake foi, diz a editora da Penguin Random House, uma escolha evidente para tamanho desafio: “Sabíamos que a energia de Quentin, a sua rebeldia e humor seriam capazes de acompanhar a sensibilidade artística da própria Beatrix e que eram, por isso, exactamente o que este livro fantástico estava a pedir.”

O cartoonista, que recebeu o manuscrito no começo de 2015, ficou de imediato fascinado com a possibilidade de vir a ilustrar uma história que Potter deixou por acabar há mais de 100 anos: “Tenho a estranha sensação de que [The Tale of Kitty-in-Boots] é bem capaz de ter estado à minha espera.”

The Tale of Kitty-in-Boots será lançado em Setembro pela editora original de Beatrix Potter, a Frederick Warne & Co, que hoje pertence ao grupo Penguin.

Sugerir correcção
Comentar