Projectos para São João da Madeira: piscinas de Souto Moura, parque de contos infantis, museu do calçado

Depois das eleições intercalares, tomada de posse acontece sábado. Ricardo Figueiredo, reeleito presidente de câmara, não se recandidata em 2017.

Foto
São João da Madeira terá eleições intercalares Adriano Miranda

Domingo passado, Ricardo Figueiredo foi reeleito presidente da Câmara de São João da Madeira com 46,3% dos votos, com maioria absoluta e quatro elementos. Depois da renúncia ao cargo, da marcação de eleições intercalares, e da vitória da coligação PSD/CDS-PP, o autarca quer cumprir o seu programa que fez questão de afixar na parede no primeiro dia após as intercalares. Nesse dia, reuniu com chefes de divisão e responsáveis pelos departamentos da autarquia, deu indicações aos técnicos da área social para que a ajuda na compra de medicamentos aos idosos carenciados passe de 75 para 100% e para que nos cálculos das rendas sociais haja um factor de dedução de 10% - assuntos que levará à primeira reunião de câmara depois das intercalares, a 4 de Fevereiro. A câmara toma posse sábado no salão nobre do Fórum Municipal, pelas 17h30. Ricardo Figueiredo cumprirá o mandato e depois sairá de cena. Não se recandidatará nas autárquicas de 2017. “Dedico quatro anos da minha vida, de corpo e alma, à minha cidade, depois será tempo de outras pessoas darem o corpo ao manifesto”, revela.

O presidente de câmara retomou o trabalho e já marcou a data de inauguração do núcleo museológico do calçado, no edifício da Torre da Oliva, para 15 de Outubro deste ano. A 11 de Outubro, o município comemora o 90.º aniversário do estatuto de cidade, dias depois abre ao público um espaço dedicado a uma das nobres indústrias sanjoanenses. Entretanto, há mais um desafio pelo caminho e já comunicado à responsável pela área cultural. A câmara quer criar um parque temático dedicado à ilustração e aos contos infantis na Quinta do Rei da Farinha. “É um edifício de conto de fadas”, descreve o autarca. “Queremos criar um parque temático com uma componente pedagógica muito acentuada”, acrescenta. Há várias ideias: aproveitar o know-how que a junta de freguesia tem no mundo da ilustração, como organizadora de vários encontros ligados ao tema; construir casinhas dedicadas aos contos infantis; privilegiar o público escolar nas visitas durante a semana e as famílias aos fins-de-semana; e tornar o parque economicamente sustentável com a receita da bilheteira, não contabilizando o investimento inicial.

As piscinas cobertas desenhadas pelo arquitecto Souto Moura vão voltar à mesa da câmara, depois da concretização do projecto ter sido chumbada pela oposição, depois do equipamento ter obtido um apoio comunitário de cerca de três milhões de euros a fundo perdido que não serão recuperáveis. A obra, avaliada em 5,7 milhões de euros, tem quase tudo pronto para avançar, falta resolver a parte financeira. “Temos de encontrar outro modelo de financiamento”, diz Ricardo Figueiredo. A reabilitação dos prédios de habitação social, a construção de um campo de futebol para os escalões jovens da Academia dos Campeões Sanjoanenses, a criação de mais lugares de estacionamento no centro da cidade, avançar com a terceira fase de investimento no Parque Urbano do Rio Ul, também fazem parte do programa eleitoral da maioria eleita. Ricardo Figueiredo garante que está a rever todos os projectos que “estavam bloqueados” de forma a colocá-los no terreno. “Os sanjoanenses resolveram um problema, mostraram que estão do lado da solução”, refere o autarca que sente agora uma “capacidade de concretização muito eficaz”.

A coligação PSD/CDS-PP tem agora maioria na câmara, o movimento independente perdeu o único eleito, o PS mantém os três elementos. Nestas intercalares, o PS ficou em segundo lugar com 39% dos votos, mais 4% do que nas autárquicas de 2013. Luís Ferreira, cabeça-de-lista nas duas eleições, foi reeleito. “É tempo de trabalho, a tempo inteiro, por São João da Madeira e pelos sanjoanenses”, refere o PS em comunicado. Os socialistas agradecem a todos os que acreditaram e votaram no projecto “rosa”, destacam que o recente resultado do partido é o melhor de sempre nas autárquicas sanjoanenses desde o 25 de Abril, e felicitam os vencedores. “Desejamos que o novo executivo consiga levar por diante o progresso do concelho, com respeito pela oposição e pelos compromissos assumidos com a população”. E deixa um aviso: “Há muito a fazer pela efectiva vivência e pluralidade democrática na nossa cidade”.

Sugerir correcção
Comentar