Rihanna já lançou o seu novo álbum – na Internet

Anti é o muito aguardado sucessor de Unapologetic, de 2012, e era um exclusivo Tidal que acabou por se espalhar pela web. Há colaborações com Drake ou SZA e uma cover de Tame Impala.

Fotogaleria
Fotogaleria
Anti DR

A estrela do R&B voltou com um muito aguardado novo álbum, Anti, lançado na noite de quarta-feira no que deveria ser um exclusivo na plataforma Tidal e para utilizadores de uma marca de telemóveis – mas espalhou-se rapidamente pela Internet e pelos sites de partilha. Rihanna, uma das mais importantes performers da última década, decidiu então oferecer o álbum no Tidal e prepara-se para partir em digressão pelos EUA e Europa dentro de um mês.

Uma parceria no valor de 25 milhões de dólares, escreve a agência AFP, permitiu montar a operação de lançamento surpresa (apesar de ser esperado o novo trabalho da cantora por estes dias, na iminência dos seus concertos para promover Anti) que faria com que, durante uma semana, só os assinantes do serviço de streaming de música online Tidal e os detentores de telemóveis Samsung pudessem aceder ao site interactivo onde mora agora o novo álbum.

Contudo, o álbum e o seu single Work (este foi lançado em algumas rádios e no Tidal na segunda-feira) terão sido postos por engano e brevemente no painel geral do Tidal e foram logo alvo de audição e partilha, com a cantora nascida em Barbados a anunciar, depois no Twitter, um “presente para a minha Marinha” com um link para um formulário no Tidal para aceder ao álbum.

O Tidal é propriedade do gigante do hip hop Jay Z e Rihanna também é sócia do serviço de streaming musical. Esta não é a primeira vez que o Tidal usa este tipo de lançamento com audição em exclusivo, tendo também Beyoncé e Prince lançado novos trabalhos neste formato no Tidal, tal como fez Taylor Switf na Apple Music – a concorrência entre plataformas de streaming musical, às quais se junta o Spotify, é um dos motores destas operações.

O aperitivo para o oitavo trabalho de Rihanna foi Work, em que colabora com Drake e que terá surgido no Tidal por engano na quarta-feira e depois obrigado a cantora a disponibilizá-lo gratuitamente. Seguir-se-ia todo o Anti, com Work a chegar a número 1 no iTunes em 70 países, de acordo com as redes sociais da cantora.

Adiado ao longo dos últimos anos, Anti já está a ser ouvido pelos críticos e fãs. Michael Cragg escreve no Guardian que este “não é um típico álbum de Rihanna”, falando em “minimalismo” e “atmosféricos texturados”. O cantor R&B SZA está envolvido e há uma cover de New Person, Same Old Mistakes, dos Tame Impala, e é novamente descrito como um trabalho “tipicamente distinto para Rihanna”, com “poucas canções que sejam êxitos de rádio garantidos”, escreve desta feita Steven J. Horowitz na revista Billboard.

Nenhum dos títulos lançados pela cantora em 2015, como a balada FourFiveSeconds com Kanye West e Paul McCartney, American Oxygen ou Bitch Better Have My Money fazem parte de Anti.

Sugerir correcção
Comentar