Futuro do Ramal da Lousã encontra-se "em aprofundamento"

José Manuel Pureza e Heitor de Sousa, dois deputados do BE, questionaram o Governo no passado mês de Dezembro quanto à reposição da ligação ferroviária entre Coimbra e Lousã

Cada metro dos carris usados neste ramal pesa cerca de 40 quilos
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O Ramal da Lousã serviu os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã durante 103 anos e foi encerrada há 6 para obras Adriano Miranda

Uma solução para repor a ligação ferroviária entre Coimbra e Lousã "encontra-se em aprofundamento", segundo uma resposta do Governo ao grupo parlamentar do Bloco de Esquerda a que a Lusa teve acesso esta segunda-feira.

Em Dezembro, os deputados do BE José Manuel Pureza e Heitor de Sousa questionaram o executivo sobre o futuro do Ramal da Lousã, no distrito de Coimbra, encerrado há seis anos para obras, e criticaram a "delapidação irresponsável do erário público".

"Encontra-se em aprofundamento a solução para a implementação da ligação entre Coimbra e a Lousã", afirma o gabinete do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, na resposta à pergunta daqueles deputados, cujo assunto é identificado como "ligação ferroviária" entre Lousã e Coimbra.

Em 2009, a Refer (que actualmente integra a Infra-estruturas de Portugal, em conjunto com a Estradas de Portugal), "enquanto gestora da infra-estrutura ferroviária do Ramal da Lousã", numa extensão de 38 quilómetros, "foi incumbida de assegurar o investimento na reformulação e disponibilização do referido ramal, entre Serpins e Coimbra B, tendo em vista a implementação da primeira fase" do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), recorda.

"No âmbito deste projecto, foram desenvolvidos os estudos para a reformulação das infra-estruturas daquele ramal", acrescenta o gabinete de Pedro Marques.

No ofício, não são referidos prazos para apresentação e concretização da solução referida, nem a opção tecnológica a adoptar ou outros pormenores.

"Que calendário se compromete o Governo a adoptar para a implementação da ligação ferroviária qualificada entre Coimbra e a Lousã?", perguntavam José Manuel Pureza e Heitor de Sousa.

Estes deputados do BE, eleitos por Coimbra e Leiria, respectivamente, pretendiam ainda saber se o Governo tenciona "honrar o compromisso do Estado para com as populações de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã e concretizar a qualificação, electrificação e modernização da ligação ferroviária (...), articulando seguidamente essa linha com a linha de metro" em Coimbra.

Inaugurado em 1906, o Ramal da Lousã serviu os três concelhos, durante 103 anos, e foi encerrado em 2009, após as eleições autárquicas, por iniciativa do último Governo de José Sócrates, com apoio expresso das câmaras da Lousã e de Miranda, então presididas, respectivamente, por Fernando Carvalho (PS) e Fátima Ramos (PSD), agora deputada pela coligação Portugal à Frente (PSD-CDS).

Os dois antigos autarcas, economistas de profissão, marcaram presença no início do desmantelamento da ferrovia, em Serpins, enquanto o então homólogo de Coimbra, Carlos Encarnação (PSD), optou pela ausência.

O desmantelamento da linha, a fim de instalar um sistema de metro em substituição do comboio convencional, ocorreu no âmbito das obras do SMM, lançadas pela Refer sem recorrer a fundos comunitários e suspensas pouco depois por razões financeiras.

Nas diversas empreitadas, já foram gastos entre 120 e 150 milhões de euros.

Apresentado há 10 anos pelo então ministro das Obras Públicas, Mário Lino, o SMM é uma das várias versões do projecto concebido pela Metro Mondego, sociedade de capitais exclusivamente públicos, criada em 1996, que integra aqueles três municípios.