José Gusmão: Marisa poderá ter “o maior resultado” em presidenciais “desta área política”

Foto
Marisa Matias, uma das vencedoras da noite Paulo Pimenta

O membro da comissão política do Bloco de Esquerda e da direcção de campanha, José Gusmão, acaba de reagir às várias projecções que colocam Marisa Matias em terceiro lugar (depois de Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nóvoa). “Será certamente o maior resultado alguma vez obtido em eleições presidenciais de uma candidatura desta área política. Esse facto é importante sublinhar, porque é evidente e consensual que a candidatura da Marisa foi a candidatura que mais espaço político conquistou durante este processo eleitoral. Foi uma candidatura que conquistou dezenas de milhares de eleitores à abstenção”, disse, depois de considerar que as “primeiras projecções ainda não permitem saber se haverá ou não segunda volta”, um dos objectivos desta candidatura.

Sondagem aponta para vitória de Marcelo à primeira volta

Porém, frisou, “tudo aponta para um grande resultado” desta candidatura. “Se houve nestas eleições dezenas de milhares de pessoas que saíram de casa para ir votar foi porque a Marisa Matias credibilizou esta campanha política, se opôs à campanha do vazio que ameaçava instalar e teve uma relação de diálogo com os eleitores que nenhum outro candidato conseguiu”, afirmou. E acrescentou: “A candidatura da Marisa Matias deu um contributo que não poderia ter sido mais importante para o combate que era o nosso e de todos os portugueses, para permitir que a esperança continue a crescer em Portugal e que não pare nas eleições presidenciais.” Ouvem-se aplausos.

Por ser “importante para a democracia”, José Gusmão salientou que a candidatura da Marisa Matias foi, “e tudo indica que de forma destacada, a terceira maior candidatura em votação nestas eleições presidenciais”. Mais palmas. Isso é “muito importante para a nossa democracia”, continuou, “porque mostra como é enganador e até perigoso definir no início de processos eleitorais quais são as candidaturas de primeira” e “as de segunda”.

“O que estamos em condições de garantir é que a Marisa Matias, na segunda-feira, continuará a fazer aquilo que fez durante toda esta campanha. A falar com as pessoas, a estabelecer uma relação de confiança, a falar de conteúdos políticos, que sempre abraçou, com a coerência que sempre teve. Essa certeza temos”, disse, deixando para mais tarde uma análise mais detalhada dos resultados.

Veja os resultados oficiais

Sugerir correcção
Comentar