Inês de Medeiros é a nova vice-presidente do Inatel

Ministro Vieira da Silva junta actriz e ambientalista para dirigirem fundação

Foto
Daniel Rocha

A actriz e deputada socialista Inês de Medeiros foi nomeada para o cargo de vice-presidente do novo conselho de administração da Fundação Inatel.

Uma resolução publicada na sexta-feira em Diário da República designa ainda como novo presidente da instituição o economista Francisco Madelino. Antigo presidente do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) durante o Governo de José Sócrates, Francisco Madelino, de 52 anos, substitui na presidência da fundação Fernando Ribeiro Mendes, que foi secretário de Estado da Segurança Social e secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

Francisco Madelino é actualmente docente no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e presidente do Instituto de Políticas Públicas e Sociais, além de presidente da Assembleia Intermunicipal da Comunidade da Lezíria do Tejo.

O gestor e antigo vereador da Câmara de Lisboa Álvaro Carneiro mantém-se como vogal do conselho de administração para o próximo triénio. Outro vogal designado sob proposta do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, é o biólogo José Alho, que desempenhou cargos autárquicos, nomeadamente de vereador e vice-presidente da Câmara de Ourém. Foi vice-presidente da Quercus e presidente da Liga para a Protecção da Natureza. José Alho também presidiu ao Instituto de Promoção Ambiental e foi director regional de Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, entre outros cargos que desempenhou.

O currículo de Inês de Medeiros publicado em Diário da República inclui a sua participação, como atriz, "em várias longas-metragens e no teatro francês". Em 2007 "assinou a sua primeira encenação teatral no Centro Cultural de Belém". 

Dois anos mais tarde foi curadora e programadora de uma mostra de cinema destinada à promoção e divulgação da produção nacional. Membro de júris "em mais de uma dezena de festivais nacionais e internacionais de cinema", Inês de Medeiros ainda apresentou um programa semanal dedicado à sétima arte na RTP2 nos anos 90. No Parlamento foi vice-presidente de bancada do PS. 

 

 

Sugerir correcção
Ler 23 comentários