Sweet Bigas: hambúrgueres de salmão e curgete

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas sugere uma receita aos leitores do P3. Esta é simples, despretensiosa e dispensa o pão

Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

As hamburguerias têm vindo a ganhar especial destaque no panorama da restauração nacional. Os preços não são impeditivos e o pedaço de proteína (mais a carne do que o peixe) enche o estômago por várias horas. É uma relação custo-benefício satisfatória, pelo menos para quem não pensa naquilo que come, não conta as calorias (e o colesterol) nem se preocupa com o método de confecção — por vezes, é melhor passarmos ao lado destes pormenores se quisermos ser felizes.

Esta receita não tem contra-indicações nem letras pequeninas à espera de serem decifradas. É simples, despretensiosa e dispensa o pão. Mas como qualquer fórmula pode ser melhorada e, aqui, ver o copo e o prato meio cheios não é uma metáfora trivial: uma Perrier fresca com limão e estes chips de batata doce para acompanhar.

Do que precisas:

1 fio de azeite

1 cebola finamente picada

1 curgete em cubos bem pequenos

1 colher de sopa de alcaparras

Sal e pimenta preta q.b.

4 lombos de salmão (aprox. 400 g)

1 colher de sopa (bem cheia) de farinha de aveia (ou integral)

1 colher de chá de sementes de linhaça

1 ovo levemente batido

Vamos a isto:

1. Refoga a cebola e curgete numa frigideira com um pouco de azeite até que estejam amolecidas e translúcidas. Este passo deve ser feito em lume brando e sem pressa.

2. Junta as alcaparras, picadas grosseiramente, e envolve por mais um ou dois minutos. Reserva até que arrefeça.

3. Num processador de alimentos, tritura o salmão até que fique quase desfeito (também o podes fazer com uma faca afiada em golpes sucessivos).

4. Numa taça, junta o salmão, a mistura reservada, a farinha de aveia, a linhaça e o ovo e mexe até que os ingredientes se fundam. Rectifica os temperos se necessário.

5. Molda os hambúrgueres e refrigera-os no congelador por 15 a 20 minutos (para que mantenham a forma ao ser cozinhados). Unta um grelhador ou frigideira com um fio de azeite e doura-os de ambos os lados.

Sugerir correcção
Comentar