Milhares protestam na Moldova contra novo Governo pró-europeu

Defensores de uma maior integração europeia no pequeno país de Leste enfrentam graves suspeitas de corrupção. Em 2014 desapareceram quase mil milhões de euros dos bancos moldavos.

Foto
Manifestações desta quinta-feira em Chisinau contra o novo Governo. Dorin Goian/AFP

À volta de oito mil pessoas protestavam esta quinta-feira diante do Parlamento moldavo contra a nomeação do terceiro primeiro-ministro desde as eleições legislativas de 2014. Desta vez será Pavel Filip, antigo ministro da Tecnologia, a chefiar a mais recente tentativa de um Governo pró-europeu no pequeno ex-satélite soviético, há anos dividido entre a aproximação a Bruxelas e o renovar de laços com Moscovo.

Os manifestantes exigem eleições antecipadas e rejeitam um novo Governo liderado pelas mesmas figuras que nos últimos anos têm estado sob fortes suspeitas de corrupção. O caso do desaparecimento de quase mil milhões de euros do sistema bancário moldavo – perto de um oitavo do Produto Interno Bruto do país – provocou a detenção de um antigo primeiro-ministro da coligação pró-europeia e, no mesmo mês de Outubro, a queda do último Governo da aliança, por força dos grandes protestos na capital.

A Moldova é governada desde 2009 por uma aliança instável entre Liberais-Democratas, Democratas e Liberais Reformistas. Juntos, estes três partidos são responsáveis pela recente aproximação do pequeno país de Leste à União Europeia. O último passo neste sentido, dado no Verão de 2014, poucos meses antes da burla milionária, resultou num acordo de associação que facilita o comércio europeu e a autorização de vistos para cidadãos moldavos.

Mas a aproximação europeia da Moldova tem sofrido com os vários tipos de escândalos que atingiram os últimos governos da aliança – mesmo que todos os chefes de Governo tenham prometido duras campanhas contra a corrupção. Ainda antes do escândalo bancário e queda do segundo Governo, o então primeiro-ministro Chiril Gaburici demitiu-se por suspeitas de que o seu diploma universitário era falso.

Aliança parlamentar e Presidente, Nicolae Timofti, resistem aos apelos por eleições antecipadas por receio de perderem para a oposição de esquerda pró-Rússia, galvanizada pelos escândalos de corrupção. Tanto assim é que Pavel Filip é já a terceira escolha para primeiro-ministro desde que o último Governo caiu. Conseguiu na quarta-feira o voto de 57 dos 101 deputados – a maioria depende de um grupo de dissidentes dos Liberais Reformistas que, oficialmente, não estão na coligação.

A oposição boicotou o voto e não estava no Parlamento quando Filip foi empossado, já à meia-noite e contra as indicações do porta-voz da presidência, que anunciara que a cerimónia aconteceria apenas esta quinta-feira. Como resultado, milhares de manifestantes juntaram-se no exterior do edifício e dezenas de pessoas conseguiram furar o cordão policial e invadir o Parlamento, causando dezenas de feridos entre polícia e manifestantes. O porta-voz do Presidente demitiu-se.

Poucos acreditam que o novo Governo moldavo resista à turbulência. É não apenas uma escolha de último recurso, já que o Presidente pró-europeu tinha até dia 29 de Janeiro para investir um novo primeiro-ministro, como é também uma figura próxima do polémico milionário Vladimir Plahotniuc, cujo nome foi também sugerido para chefiar o Governo nas últimas semanas. Os manifestantes desta quinta-feira dividiam-se entre defensores de uma aproximação à Rússia e pró-europeus anticorrupção. “Plahotniuc, não te esqueças que a tua casa é na prisão”, gritou-se, segundo o correspondente da Reuters em Chisinau.

Sondagens citadas pela Radio Free Europe indicam que a oposição pró-Rússia conseguiria a maioria num cenário de eleições antecipadas, o que, segundo prometem, resultará numa renegociação do acordo de associação com a UE e em laços mais fortes com Moscovo. A Rússia tem cerca de mil soldados em missão de paz na república separatista de Transnístria, na fronteira entre a Moldova e a Ucrânia, um Estado apoiado pelo Kremlin mas não-reconhecido pelas Nações Unidas. 

Sugerir correcção
Ler 21 comentários