APAF exige respeito e comportamentos sérios no futebol

Organismo pede que seja criada "regulamentação adequada" para lidar com excessos.

Foto
Tiago Machado

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) exigiu nesta quinta-feira respeito aos agentes desportivos, aos quais apela a um "comportamento sério, responsável, construtivo e sobretudo racional", para a valorização da modalidade.

O apelo, feito em comunicado, é "extensivo particularmente aos que merecem maior notoriedade pública e mediática", tendo como intuito o "fim do ruído e para a permanente valorização do futebol português".

"Este objectivo só será concretizável com a colaboração de todos os que participam neste espectáculo. Aos adeptos, o discurso e comportamento de adeptos. Aos dirigentes e demais agentes desportivos, a educação, a responsabilidade, e as atitudes de quem tem por missão fazer sempre parte da solução e nunca do problema", lê-se em comunicado.

A APAF salienta que "certos comportamentos em absolutamente nada credibilizam os valores do desporto e do fair-play". "Para que o crescimento desta indústria nunca seja boicotado por quem tem, em primeira instância, obrigação moral e ética de o proteger e desenvolver. A APAF e todas as equipas de arbitragem, desde os campeonatos distritais aos campeonatos profissionais, exigem respeito", refere ainda a APAF.

O organismo acrescenta que continuará a pautar a sua intervenção no futebol "com uma atitude permanentemente positiva, profissional e responsável", mas não deixará de defender a sua actividade "através de todos os meios" que estiverem ao seu alcance, alertando ainda para a necessidade de que seja criada "regulamentação adequada" sobre esta matéria.

Sugerir correcção
Comentar