Vendas de retalho da Sonae cresceram 0,7% para 4850 milhões

Grupo superou a meta de 200 lojas de proximidade Meu Super e abriu 96 novos pontos de venda a nível mundial.

Foto
Paulo Azevedo, CEO da Sonae Fernando Veludo/NFactos

As vendas da Sonae cresceram 0,7% em 2015, para 4850 milhões de euros, num ano em o grupo continuou a reforçar a aposta na internacionalização, com a entrada em oito novos países, revelou a empresa em comunicado divulgado esta quarta-feira.

De acordo com dados preliminares, a Sonae MC, a área de retalho alimentar com maior peso na Sonae (proprietária do PÚBLICO), registou “um desempenho crescente ao longo do ano, tendo no último trimestre alcançado um crescimento de 1,8% volume de negócios ”, refere o comunicado, onde se destaca que o crescimento em Dezembro (efeito Natal) atingiu os 3,4%. Em termos anuais, o volume de vendas da Sonae MC alcançou 3490 milhões de euros, registando um crescimento de 0,8% face a 2014, com o segmento de e-commerce (pela Internet) a aumentar 7,9%.

A propósito do desempenho no retalho alimentar, Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, destaca o aumento no volume de negócios ao longo do último trimestre, particularmente no mês de Dezembro, que superou as tendências dos últimos trimestres,  e “é resultado de um vasto conjunto de medidas que buscam reforçar a proposta de valor da Sonae MC e melhorar a percepção de preço em linha com o verdadeiro posicionamento de preço nas suas lojas”. O responsável destaca ainda que o crescimento foi alcançado “num ano marcado por um ambiente extremamente competitivo no mercado de retalho alimentar português”.

Nesta área de negócios, o grupo liderado por Paulo Azevedo abriu 11 supermercados Continente Bom Dia e dois hipermercados Continente Modelo e superou o objectivo de 200 lojas Meu Super (em regime de franchising) no final do ano, ao atingir 205 pontos de venda, com um crescimento de 5,7% no universo comparável de lojas.

Na Sonae SR, área de retalho especializado do grupo, registou-se um crescimento de 0,4% no volume de negócios, totalizando 1294 milhões de euros, face ao ano anterior. O volume de negócios por metro quadrado cresceu em média de 4,1% em termos consolidados. O ritmo de crescimento das vendas internacionais foi superior, aumentado 5,2% em termos absolutos, para 378 milhões de euros, e de 12,1% por metro quadrado.

A Worten reforçou a sua posição de liderança em 0,6 pontos percentuais em Portugal, registando um crescimento de 3,4% das vendas no quarto trimestre numa base comparável. A nível internacional, as áreas de retalho da Sonae prosseguiram com a sua expansão e entraram em novos mercados através de lojas próprias, franchising e exportação de produtos.

Dentro da estratégia de internacionalização, a SR adquiriu em 2015 a Losan, uma empresa especializada em wholesale (venda de produtos noutros retalhistas) de vestuário de criança e abriu 96 lojas a nível mundial, com entrada em oito novos países. No final de 2015, o grupo possuía 1361 unidades, face a 1265 no final do ano anterior, distribuídas por 746 lojas próprias e em franchising da Sonae MC e 585 unidades, repartidas por 27 países, da Sonae SR. Em termos de estreias em novos países, a Sport Zone entrou na Índia e em França, a MO na Arábia Saudita, e a Zippy no Chipre, Curdistão, Equador, Filipinas, Líbia, Moçambique e Tunísia.

Na recta final do ano, o grupo lançou o Cartão Universo, que permite pagamentos a débito e crédito, e que já atraiu mais de 200 mil clientes.

Sugerir correcção
Comentar