Espaço Montepio procura jovens criativos para residências artísticas

O Espaço Montepio, novo espaço da cultura portuense desde o fecho do Edifício AXA, abre dois concursos para jovens artistas locais obterem aí residência criativa e a oportunidade de apresentarem novos projectos.

Foto
Procuram-se criativos em categorias como arte urbana, arquitectura, pintura, fotografia, e muitas outras Paulo Pimenta

Desde que foi anunciado o fecho do Edifício AXA, sabia-se que o panorama cultural do Porto iria alterar-se. Agora, esta nova fase para a cidade já se encontra em movimento através do Espaço Montepio, lugar escolhido para a continuação do projecto de dinamização cultural que, no passado dia 16 de Janeiro, abriu inscrições para acolher e providenciar espaço público a jovens artistas criativos locais.

O objectivo é simples: potenciar um lugar dedicado à divulgação destes criativos assim como das suas obras, de forma a promover o desenvolvimento urbano da cidade com originalidade e inovação.

Através deste trabalho, o edifício Montepio pretende posicionar-se como um espaço primário de criação, produção e formação artística do Porto, tornando-se assim não só um espaço de realização de eventos e actividades de divulgação cultural mas também de partilha entre artistas, público e agentes das artes.

Pode-se ler no regulamento do concurso que as áreas artísticas pretendidas pela PortoLazer, entidade responsável pela iniciativa, envolvem vertentes como a arte urbana, a arquitectura, a pintura, a ilustração, a fotografia, entre muitas outras.

Os artistas têm liberdade para se candidatarem tanto de forma individual como colectiva. Se forem escolhidos, cada projecto pode receber um financiamento da PortoLazer que pode ascender aos 750 euros.

A decorrer entre Fevereiro e Junho, este processo será dividido em duas fases distintas. Para a primeira fase, as inscrições já se iniciaram e terminam no dia 11 de Fevereiro. Para a segunda, as inscrições deverão ser feitas entre o dia 12 do próximo mês e o 2 de Março.

Depois de escolhidos, cada projecto deverá ser desenvolvido num período de cerca de um mês em residência artística no Montepio. Após esse período, iniciar-se-ão as exposições, com inícios marcados para 26 de Março e 14 de Maio, respectivamente, e com uma duração aproximada também de um mês.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar