Adidas vai ter novo CEO: a bola fica nas mãos de Kasper Rorsted

Multinacional alemã prepara “transição suave”. Herbert Hainer vai ser substituído em Outubro pelo actual líder do grupo Henkel.

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As vendas do grupo Adidas totalizaram 4758 milhões de euros no terceiro trimestre STEFANIE LOOS/Reuters
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Kasper Rorsted, o próximo CEO da Adidas, deixa a presidência da Henkel em Abril SIMON NEWMAN/Reuters

Ao fim de 15 anos à frente da Adidas, Herbert Hainer vai deixar a liderança da multinacional de artigos desportivos, passando a bola ao dinamarquês Kasper Rorsted, que sai da presidência do grupo Henkel para assumir as novas funções a partir de 1 de Outubro.

O processo de mudança de gestor, anunciada pelo grupo alemão nesta segunda-feira, será concretizado a dois tempos: Rorsted entra para a comissão executiva da Adidas a 1 de Agosto e assume o cargo de CEO dois meses depois, a 1 de Outubro.

Será uma “transição suave”, aquela que a Adidas agora confirmou com mais de meio ano de distância. Rorsted só fica em plenas funções de liderança 60 dias depois de aterrar na empresa. Durante esse período trabalhará com Hainer para assegurar a passagem dos dossiers do grupo dono das marcas Adidas, Reebok e TaylorMade (artigos de golf).

Herbert Hainer, de 61 anos, “concordou em renunciar ao mandato na comissão executiva a 30 de Setembro de 2016, antes de terminar o seu contrato no final de Março de 2017”, refere a Adidas em comunicado.

O novo CEO, de 53 anos, estava desde 2008 à frente da Henkel, fabricante de detergentes, produtos de limpeza e champôs. O seu sucessor na liderança do grupo químico também foi conhecido nesta segunda-feira: Hans Van Bylen, actualmente vice-presidente, é o senhor que se segue.

Na Adidas, Kasper Rorsted vai liderar uma multinacional que registou lucros de 678 milhões de euros nos nove primeiros meses de 2015, mais 8% do que no mesmo período do ano anterior (resultado líquido atribuível aos accionistas).

As vendas líquidas do grupo totalizaram 4758 milhões de euros no terceiro trimestre, aumentando quase 18% em relação a igual período de 2014, altura em que as vendas foram de 4044 milhões. As vendas das marcas Adidas e Reebok tiveram um aumento significativo na Europa Ocidental, China, América Latina e Médio Oriente, sublinhava a empresa em Novembro.

Em comunicado, o chairman do conselho de supervisão da Adidas, Igor Landau, elogia a “extensa experiência de gestão internacional” do novo CEO e o papel que este desempenhou em “empresas de elevado nível, como a Oracle, a Compaq e a Hewlett Packard [HP]”.

A comparação que o responsável faz entre a Adidas e a Henkel – ao falar de duas empresas conhecidas pelo crescimento, presença internacional e sustentabilidade – não é apenas um elogio ao trabalho do CEO que sai e do CEO que entra; é também um sinal de que o rumo na Adidas é para manter.

Kasper Rorsted nasceu em Aarhus, a segunda cidade da Dinamarca, estudou na International Business School de Copenhaga e na Harvard Business School. Depois de trabalhar nas vendas e no marketing da Oracle, passou pela fabricante de computadores norte-americana Compaq, onde viria a assumir a vice-presidência; depois ocupou a mesma função na HP e na Henkel, que passou a liderar a partir de Abril de 2008.

O actual CEO da Adidas é um veterano no grupo. Herbert Hainer assumiu a liderança da multinacional em Março de 2001, mas desde 1987 que trabalhava na empresa e desde 1997 fazia parte da comissão executiva. Hainer começou como director de vendas no mercado alemão, em 1991 já era responsável a nível nacional e cinco anos depois assumia a vice-presidência da Adidas para as regiões da Europa, África e Médio Oriente.

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