Morreu Glen Frey, guitarrista e fundador dos Eagles

Músico é um dos autores do tema mais conhecido da banda, Hotel California. Tinha 67 anos.

Foto

Glen Frey, guitarrista e fundador daquela que foi uma das bandas norte-americanas mais bem-sucedidas, os Eagles, morreu na noite desta segunda-feira. O músico sofria de artrite reumatóide, colite ulcerosa e pneumonia, lê-se no site da banda. Tinha 67 anos e morreu em Nova Iorque.

“As palavras não conseguem descrever a nossa tristeza, nem o nosso amor e respeito por tudo o que ele nos deu”, continua a mensagem da família e da banda, responsável por vários sucessos, entre os quais o icónico Hotel California. A guitarra de Frey era inconfundível e um traço da música dos Eagles.

Numa outra declaração à parte, Don Henley, uma das vozes dos Eagles, além de baterista da banda, lembrou como a relação entre os dois se manteve ao longo de mais de quatro décadas, mesmo quando a música já não estava lá. “Ele era como um irmão para mim”, escreveu o músico que fundou os Eagles com Glen Frey em 1971. “Tínhamos o mesmo sonho: deixar a nossa marca na indústria da música – e com perseverança, um profundo amor pela música, a nossa aliança com outros grandes músicos e o nosso manager, Irving Azoff, construímos algo que durou mais tempo do que qualquer um de nós poderia ter sonhado.”

Hotel California, canção de 1976 que ainda hoje é tema recorrente nas rádios, foi escrita por Glen Frey com Henley e o guitarrista Don Felder. Frey compôs ainda inúmeros sucessos da banda, incluindo Take It To The Limit, Heartache Tonight e Lyin' Eyes. Take It Easy, o primeiro grande hit dos Eagles, foi escrito por si com a ajuda do compositor Jackson Browne.

“Ele tinha um conhecimento enciclopédico da música popular”, lembra ainda Don Henley, para quem o seu parceiro de palco e sucessos era um homem “divertido, cabeça-dura, versátil, generoso, extremamente talentoso e voluntarioso”. “Adorava a sua mulher e filhos mais do que qualquer coisa. Estamos em choque.”

Foi em Julho do ano passado que os Eagles terminaram a sua digressão History of the Eagles, que os fez andar pelo mundo nos últimos dois anos. Foi a última vez que Glen Frey subiu ao palco com a banda da sua vida. “Não sei se acredito no destino mas sei que ter cruzado caminho com Glenn Lewis Frey em 1970 mudou a minha vida para sempre, e eventualmente teve um impacto na vida de milhões de outras pessoas em todo o mundo. Será muito estranho seguir em frente sem ele. Mas estarei todos os dias agradecido por tê-lo tido na minha vida.”

Os Eagles, com um country-rock muito característico, foram uma das bandas de maior sucesso da década de 1970. Eagles: Their Greatest Hits 1971-1975 e Hotel California são ainda hoje dois dos álbuns mais vendidos de sempre nos Estados Unidos. Mas não era só em solo americano que a banda se destacava, em todo o mundo somaram mais de 150 milhões de discos vendidos.

O sucesso obtido acabou, no entanto, por afectar a banda, que não soube lidar com a pressão. Começavam os problemas internos e os Eagles anunciavam o fim. Estávamos em 1980. Glen Frey arriscou numa carreira a solo, tal como Don Henley, mas não teve o reconhecimento que talvez esperaria. Não deixa grandes marcas sozinho – mas vale a pena recordar a sua passagem como actor na série Miami Vice, para a qual compôs também o tema You Belong to the City.

Frey costumava descrever a separação da banda em duas palavras: Hotel California. A pressão de superar o tema maior da banda provocaria o fim. E o músico garantia não haver volta. O regresso dos Eagles só aconteceria quando “o Inferno congelasse”, dizia Henley. Não sabemos se o Inferno congelou mas em 1994 a banda regressava ao activo. Depois de 14 anos em caminhos separados, os Eagles gravaram um disco ao vivo e foram buscar às palavras de Henley o título: Hell Freezes Over.

Já nos anos 2000, depois de mais algumas desavenças, a banda decide editar um novo álbum, Long Road Out of Eden, o primeiro trabalho de originais em mais de 20 anos. Desde 1979 – ano de The Long Run – que os Eagles não editavam um longa-duração de originais. Long Road Out of Eden chegou às lojas em 2007 e desde então a banda andava em digressão, com algumas pausas pelo meio. Em 2009, os Eagles actuaram no então Pavilhão Atlântico, agora Meo Arena, em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar