Wikipédia faz 15 anos

Tem mais de 30 milhões de artigos e é um dos sites mais visitados do mundo.

Foto
Site foi criado em 2001 Nuno Ferreira Santos

A Wikipédia, o popular site que se tornou uma fonte incontornável de conhecimento e que veio mudar o conceito de enciclopédia, completa esta sexta-feira 15 anos. É o sétimo site mais consultado do mundo, tem mais de 30 milhões de artigos, edições em 277 línguas e 365 milhões de leitores.

O site foi lançado a 15 de Janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger. Batizada por Larry Sanger, o nome é uma combinação de wiki (que parte da palavra havaiana 'wiki', que significa rápido, e se tornou uma designação para sites colaborativos) e enciclopédia.

Os mais de 30 milhões de artigos disponíveis na enciclopédia digital global, com o objectivo de fornecer um conteúdo reutilizável livre e verificável, foram escritos por voluntários de todo o mundo, e quase todas as entradas podem ser editadas e melhoradas (ou vandalizadas, na gíria do site) por qualquer pessoa.

O conceito de uma enciclopédia editável por qualquer pessoa está longe de ser consensual e há erros ou manipulações – incluindo vários na versão portuguesa – que ilustram os problemas de um projecto colaborativo deste género. As entradas podem conter informação inexacta ou errada, apresentada de forma incoerente e, por vezes, com erros ortográficos e de sintaxe.

A Wikipédia em português – a terceira a ser criada, em 2001, em simultâneo com as de algumas outras línguas, e a 14.ª maior das 277 actualmente activas – tem 905.193 artigos e apenas 63 administradores, segundo se lê na respectiva página. Já foi editada mais de 44 milhões de vezes.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários