Porco Rosso
Foto
Porco Rosso

Braga celebra os 75 anos do cineasta japonês Hayao Miyazaki

Filmes, uma série de televisão e um concerto inédito de noiserv. Até domingo, há muito Miyazaki para conhecer no GNRation, em Braga

O realizador japonês Hayao Miyazaki, que acaba de cumprir 75 anos, vai ser homenageado em Braga, de sexta-feira a domingo, com filmes, uma série de televisão e um concerto inédito do músico português noiserv.

"O mestre do cinema de animação nipónico construiu uma carreira sólida e contribuiu para o diluir de fronteiras entre os filmes analógicos e os filmes de animação, que, sob a sua direcção, são verdadeiras obras-primas da sétima arte", escreve o espaço cultural GNRation, que organiza a iniciativa. Com curadoria de Rui Portulez, o programa "Arigato, Miyazaki" ("Obrigado, Miyazaki") ocupará o GNRation de manhã até à noite com oito longas-metragens de animação do cineasta, entre as quais "Nausicaa do Vale do Vento" (1984), "Porco Rosso: O porquinho voador" (1992) e "A princesa Mononoke" (1997).

"A viagem de Chihiro", que lhe valeu em 2003 um Óscar de melhor filme de animação, e "As asas do vento" (2013), o derradeiro filme antes de anunciar que se retiraria do cinema, também serão exibidos em Braga. A estes filmes, o programa junta a exibição integral da série televisiva "Conan, o rapaz do futuro", nascida em finais dos anos 1970 nos estúdios Ghibli e com Miyazaki a assinar a realização de mais de vinte episódios. Um dos episódios da série, que chegou a passar na RTP, será exibido no GNRation com música ao vivo por David Santos, conhecido como noiserv. O concerto no sábado está esgotado, pelo que haverá uma segunda actuação no domingo.

David Santos contou à agência Lusa que irá musicar o último episódio da série, por ter alguns dos momentos mais fortes do enredo. A música, inédita, será apenas instrumental, com David Santos a recorrer ao mesmo processo de criação e interpretação enquanto noiserv, rodeado de vários instrumentos, com sobreposição de melodias e ritmos.

Esta não é a primeira vez que noiserv interpreta música para um filme (ou para um episódio, neste caso), em tempo real. Em 2012, musicou filmes mudos na mostra de documentário Panorama, mas agora o desafio é fazer sobressair a música num curto filme de animação que tem diálogos, mas que não se vão ouvir, contou. A par da música, que já gravou desde 2005 em dois EP e em dois álbuns, David Santos escreveu para a banda sonora do filme "José & Pilar" e fez música para espectáculos de teatro e dança de Rui Horta e Marco Martins. É um dos músicos dos You Can't Win Charlie Brown e prepara-se para consolidar este ano a internacionalização, depois de ter assinado contrato com a editora francesa naïve.

Hayao Miyazaki comemorou 75 anos no passado dia 5 de Janeiro. Produtor, realizador, autor de manga, Hayao Miyazaki é considerado um dos mestres do cinema de animação. Em 2013 anunciou que deixaria de fazer filmes, mas que se manteria ligado por mais uns anos aos estúdios de animação Ghibli, que fundou em 1985 com Isao Takahata.