O agradecimento e o aviso da família de Bowie

Família anuncia cerimónia privada em memória do músico britânico. Corpo já terá sido cremado numa cerimónia em Nova Iorque.

Foto
Há tributos a David Bowie em várias cidades do mundo: este é em Berlim, à porta da casa onde viveu no final da década de 70 ODD ANDERSEN/AFP

É a primeira vez que a família de David Bowie faz um post no Facebook oficial do músico britânico depois do anúncio da sua morte feito na segunda-feira. Intitulado “thank you”, apareceu a meio da tarde de quinta-feira e é um agradecimento onde se revela que a família de David Bowie “está actualmente a fazer preparativos para uma cerimónia privada celebrando a memória de seu amado marido, pai e amigo”.

Depois a família pede novamente que a sua privacidade seja respeitada “nestes tempos tão sensíveis”. David Bowie, que morreu no domingo de um cancro no fígado, era casado com a ex-modelo somali Iman, de quem tem uma filha, Alexandria, de 15 anos. Tem também um filho de um primeiro casamento com Angela Barnett, Duncan Jones, de 44 anos.

“Estamos esmagados e gratos pelo amor e apoio demonstrados em todo o mundo” e “embora todos os concertos e tributos anunciados para as próximas semanas sejam bem-vindos, “nenhum é uma homenagem oficial organizada ou apoiada pela família”.

Foto
Fotografia de David Bowie que acompanha o post DR

A sala de espectáculos Carnegie Hall, em Nova Iorque, vai ser palco de um concerto em memória de Bowie, a 31 de Março. O espectáculo, que já estava planeado antes da morte do músico, foi pensado como um tributo com actuações de Tony Visconti, o produtor do seu último disco, Cyndi Lauper ou The Roots, entre outros, a cantarem as músicas de Bowie.

Os Brit Awards, os prémios de música mais importantes do Reino Unido, também já revelaram que a edição deste ano, que decorre a 24 de Fevereiro na O2 Arena, em Londres, será dedicada a Bowie, numa homenagem à “extraordinária vida e obra de um dos maiores ícones” da cultura britânica.

Os media britânicos também noticiaram esta quinta-feira que o corpo de David Bowie já foi cremado numa cerimónia privada em Nova Iorque, logo após a morte do músico, aos 69 anos. A cremação terá sido feita de acordo com os desejos de Bowie: não estiveram presentes nem a família nem os amigos e teve lugar na cidade onde o músico viveu a maior parte da sua vida, revelou o tablóide britânico Daily Mirror, que está ser citado por vários órgãos de comunicação. A BBC cita um relações públicas do músico, não identificado, que "não confirma nem desmente" a história do Daily Mirror.

O cantor britânico terá dito aos seus próximos que desejava “partir sem agitação” e não queria ter um serviço fúnebre nem uma homenagem pública.

O produtor e amigo Tony Visconti disse entretanto à revista Rolling Stone que Bowie estava a planear um novo disco para suceder a Blackstar. Segundo Visconti, já tinha escrito cinco novas canções, chegando a fazer uma demo, e estava ansioso por voltar ao estúdio. “E eu estava entusiasmado e pensei, e ele também, que teria mais alguns meses, pelo menos. É óbvio que se ele estava excitado com o novo álbum é porque pensava que teria mais alguns meses. Por isso, o fim deve ter sido muito rápido.”

Notícia actualizada às 18h42 com o agradecimento da família

Sugerir correcção
Comentar