Videojogo "made in" Barcelos na final de prémios PlayStation

"Raiders Pursuit" é o nome do videojogo criado por alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos. Vencedor dos Prémios PlayStation Portugal é anunciado no fim de Janeiro

Foto

Um videojogo desenvolvido por estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, foi seleccionado para a final da 1.ª edição dos prémios PlayStation Portugal, destinado a eleger o melhor jogo de 2015, anunciou esta quarta-feira, 13 de Janeiro, a instituição.

Em comunicado, o IPCA acrescenta que o jogo, intitulado "Raiders Pursuit", está a ser desenvolvido por quatro alunos do 3.º ano da licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e um do curso de Design Gráfico. O jogo simula um futuro relativamente próximo (2100-2200), onde um novo "boom" tecnológico permitiu à humanidade expandir o seu território para fora do planeta Terra. Como para haver progresso são necessários sacrifícios, muita tecnologia foi abandonada por viajantes espaciais, na forma de peças, armas e sucata.

Os jogadores entram na pele de um mercenário, competindo, juntamente com um parceiro, pelos recursos no mapa de jogo, contra uma equipa de outros dois jogadores. Os prémios são uma iniciativa da PlayStation Ibéria e visam distinguir projectos independentes, originais e com qualidade para poderem ser tornados realidade. O concurso é aberto à participação de pequenos estúdios, equipas de estudantes universitários e jovens programadores portugueses, assim como empresas que tenham facturado menos de 100 mil euros em 2014.

A equipa vencedora do Melhor Jogo de 2015, categoria principal dos Prémios PlayStation Portugal, vai receber 10 mil euros em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo e a possibilidade de o publicar na PlayStationNetwork para a PS4. Receberá ainda um "kit" de desenvolvimento da PlayStation 4, uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation, avaliada em 50 mil euros, e ainda um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projecto durante 10 meses. Serão ainda atribuídos outros prémios que visam distinguir o jogo mais inovador, a melhor arte, a melhor utilização das plataformas PlayStation, o melhor jogo infantil e o prémio PlayStation da imprensa.

O resultado dos prémios PlayStation Portugal deverá ser conhecido no final de Janeiro. No total, concorreram 50 projectos, tendo sido seleccionados os melhores 10 para a final. O IPCA inaugurou em 2013 o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Jogos Digitais, um investimento de 2,8 milhões de euros. O centro integra seis laboratórios —Audiovisual, Desenvolvimento de Produto, Ensaios, Interfaces e Robótica, Jogos Digitais e Redes — que dispõem de alguns equipamentos únicos em Portugal, designadamente ao nível da captura de movimento. Trata-se de um centro multidisciplinar, focado na pesquisa dos desafios, científicos, sociais, de engenharia e educacionais do entretenimento digital em geral e dos jogos digitais em particular.

Sugerir correcção
Comentar