FIFA despede secretário-geral Jêrome Valcke

Antigo braço direito de Blatter suspeito de corrupção em venda de bilhetes no mercado negro.

Foto
Jêrome Valcke FABRICE COFFRINI/AFP

A FIFA anunciou nesta quarta-feira o despedimento do secretário-geral, Jerôme Valcke, que já estava suspenso de funções desde Setembro do ano passado por suposto envolvimento num caso de venda de bilhetes no mercado negro.

“O Comité de Emergência da FIFA decidiu, a 9 de Janeiro de 2016, dispensar Jêrome Valcke do cargo de secretário-geral da FIFA, com efeitos imediatos”, diz um comunicado do organismo que gere o futebol mundial.

Valcke, de 55 anos foi acusado de estar implicado num processo de revenda de bilhetes para o Mundial 2014 no "mercado negro", envolvendo um alegado suborno de Benny Alon (da empresa JB Sports Marketing).

“O cargo continuará a ser desempenhado pelo secretário-geral interino, Markus Kattner”, acrescenta o comunicado.

Antigo braço direito de Joseph Blatter, que foi suspenso por oito anos de todas as funções no futebol, Valcke arrisca uma suspensão que pode ir até aos nove anos.

Valcke, que chegou a ser um dos homens mais poderosos do futebol mundial, é mais um nome envolvido na série de escândalos de corrupção que envolve a FIFA, com acções a correrem em tribunais na Suíça e nos Estados Unidos.

As investigações relacionadas com estes casos levaram já a diversas demissões no organismo que tutela o futebol mundial, como a do seu presidente Joseph Blatter, bem como à detenção de diversos vice-presidentes da FIFA. Também Michel Platini, antigo presidente da UEFA e até há pouco tempo candidato à presidência da FIFA foi banido de toda a actividade relacionada com o futebol por causa de suspeitas de corrupção.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários