O whiskey irlandês

O episódio mais vergonhoso da minha vida foi embebedar-me, à frente da minha mulher e dum grande amigo meu por não ter conseguido parar de beber o Jameson 15 anos Pure Pot Still Special Reserve. Foi num restaurante que tinha uma garrafa do whiskey que a própria Irish Distillers me tinha dito, com verdade, ser o melhor que já tinham produzido. E era.

Bebi-a toda até cair no chão. A verdade é que não consegui resistir. Em Dublin, por causa dos meus esforços em prol do whiskey irlandês, a Irish Distillers tinha-me levado a uma pequena sala que fazia de armazém onde me deram uma garrafa do apenas agradável Redbreast 12 anos que hoje é mais caro e difícil encontrar.

Mostraram-me uma garrafa do Jameson de 15 anos e eu fiquei a cobiçá-lo desde esse dia. Era, para aí, 1990. Para quem o guardavam? Para o Papa.

Passam-se décadas, séculos e milénios e publica-se A Glass Apart - Irish Single Pot Still Whiskey, escrito por Fionnán O'Connor e fotografado por Ove Grunnér. É o primeiro livro publicado sobre o verdadeiro whiskey irlandês e é, apesar de muitos erros de principiante e dum grafismo desperdiçador de papel, uma obra magnífica e claramente pioneira.

Fionnán O'Connor só tem dez anos de ofício mas tem bons instintos, embora tenha uma tendência irritante de elogiar as oferendas que fazem. É o primeiro livro. É o único. Que mais se pode dizer dele?

O Irish Single Pot Still Whiskey, mais do que o single malt whisky, é o melhor whisky do mundo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários