Um drone que transporta um passageiro

Parece um helicóptero, é totalmente autónomo e os planos de voo podem ser configurados enquanto disfrutamos da paisagem

Foto
DR

A cada dia que passa os drones estão a evoluir. Desenvolvido pela empresa Chinesa EHang Inc., este drone autónomo foi apresentado em Las Vegas na Internacional Consumer Electronics Show (CES 2016).

Ainda não saiu para o mercado, mas certamente representa mais um passo na evolução desta tecnologia. Chama-se EHang 184 e parece um pequeno helicóptero com lugar para uma pessoa.

Pesa aproximadamente 200 quilos, tem uma potência máxima de 106KW, oito motores, oito hélices, quatro motores, uma capacidade de carga de 100 quilos e desloca-se a 100 quilómetros por hora. A bateria (que carrega em duas horas) tem uma autonomia de voo de 23 minutos.

Foto

O desing foi concebido pela EHang Inc. com o objectivo de lhe conferir o dinamismo, conforto e resistência necessários perante condições adversas.

Foto

A segurança é uma das principais preocupações da empresa. Mesmo com uma avaria num motor ou numa hélice, o EHang 184 foi desenvolvido com capacidade para aterrar em segurança no local mais próximo. A interface localizada no cockpit mostra todas as informações relativas ao controlo do EHang 184 onde se podem definir as rotas pretendidas, a temperatura do cockpit, a localização, a autonomia da bateria e opções de luminosidade.

Foto

O veículo está pronto para ser comercializado. O único entrave até à data é o facto de os drones ainda não serem permitidos nos Estados Unidos o que fez com que a empresa tivesse de esperar pelo seu lançamento para o mercado. O valor aproximado irá variar entre os 200 e os 300 mil dólares (184 e 276 mil euros respectivamente) e o lançamento estará previsto até ao final do ano 2016.

Sugerir correcção
Comentar