Descarrilamento na linha da Beira Alta era previsível

Maquinistas tinham reportado queda de pedras na linha nos últimos dias

Foto
Este investimento tem um custo próximo dos mil milhões de euros e é o dobro daquele que a Refer tem andado a estudar PÚBLICO/Arquivo

O descarrilamento de uma automotora na Beira Alta este domingo foi quase um acidente anunciado. Nos últimos dias os maquinistas dos comboios que ali circulavam tinham reportado a queda de pedregulhos na linha. Na maioria dos casos as pedras não invadiram o espaço de passagem dos comboios, ficando-se pelas bermas da via férrea, mas houve pelo menos um caso em que o maquinista teve de descer à linha para a desobstruir.

O acidente teve lugar pelas 14h05, perto de Contenças, Mangualde, e provocou três feridos quando a automotora regional que tinha saído de Coimbra às 12h27 (e deveria ter chegado à Guarda às 15h01) embateu numa barreira, tendo descarrilado a primeira das três carruagens. A Infraestruturas de Portugal (ex-Rede Ferroviária Nacional) fez deslocar desde o Entroncamento um comboio de socorro para proceder ao carrilamento da composição, não havendo, até ao momento, uma hora prevista para o retomar da circulação na linha da Beira Alta. A CP fez transbordo rodoviário entre Mangualde e Contenças para os comboios regionais e entre Mangualde e Fornos de Algodres para os Intercidades.

A linha da Beira Alta foi modernizada nos anos 90 do século XX na sequência do acidente de Alcafache, em Setembro de 1985. Chegou ao século XXI electrificada e dotada com sinalização electrónica, mas alguns troços ficaram com a plataforma praticamente igual. A zona de Contenças foi um desses troços.

A Infraestruturas de Portugal, no âmbito do Plano Estratégico de Transportes e Investimentos, tem previsto investir na modernização da Beira Alta, mas não definiu ainda em que moldes o irá fazer - porque com este investimento cruza-se a intenção de construir a famosa linha Aveiro-Salamanca. Esta linha, que até agora não passou do papel, mas já chegou a estar pensada como linha de alta velocidade, tem vindo a sofrer vários downgrades para embaratecer a sua construção. Nada está ainda decidido, havendo quem defenda que mais vale apostar na linha que já existe – a Beira Alta – e modernizá-la.

Enquanto isto, devido às limitações orçamentais, as verbas alocadas pela Refer (agora Infraestruturas de Portugal) nos últimos anos para a manutenção e monitorização da linha têm vindo a cair na mesma proporção em que têm vindo a aumentar os descarrilamentos. Em 2014, num mês e meio descarrilaram três comboios de mercadorias e em Julho de 2015 registou-se mais outro acidente do mesmo tipo.

A falta de manutenção tem levado a que, em zonas de trincheira, quando chove, seja maior a propensão para haver quedas de barreiras na vida férrea.

Estes acidentes têm levado à interrupção da principal linha de acesso à Europa, não havendo nenhum caminho-de-ferro alternativo desde que, em Março de 2009, foi fechado para obras na linha da Beira Baixa o troço Covilhã-Guarda. A reabertura desta linha, caso a Infraestruturas de Portugal decida dar prioridade à conclusão dos trabalhos (suspensos devido às limitações orçamentais) serviria para criar uma redundância no sistema ferroviário com ligação a Vilar Formoso, evitando-se os transbordos. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários