António Augusto de Oliveira Azevedo é o novo bispo auxiliar do Porto

Religioso foi nomeado para o cargo pelo Papa Francisco

Foto
Nelson Garrido

A diocese do Porto anunciou que o Papa Francisco nomeou António Augusto de Oliveira Azevedo, de 53 anos, bispo auxiliar, juntando-se a António Taipa e a Pio Alves como titular desse cargo.
“O Papa Francisco nomeou hoje, dia 9 de Janeiro de 2016, o padre António Augusto de Oliveira Azevedo, bispo auxiliar do Porto. Celebremos a gratidão em acção de graças a Deus que concede à igreja do Porto a bênção de um novo bispo auxiliar e dá ao nosso ministério episcopal mais um irmão dedicado e um colaborador generoso”, congratula-se a diocese em comunicado.
Nascido em Avioso, na Maia, António Augusto de Oliveira Azevedo teve a sua ordenação presbiterial em 1986 na Sé do Porto, sendo professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa desde 2003.
“Nos dois primeiros anos de sacerdócio foi vigário paroquial de Santo Tirso (1986-1988), assumindo função de capelão militar na Força Aérea em 1988. Torna-se conselheiro espiritual das Equipas de Nossa Senhora em 1989, missão que ainda hoje exerce”, acrescenta a biografia disponibilizada pela diocese.
Entre 1990 e 2000 foi pároco de Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, função que acumulou com a assistência da Pastoral Operária do Porto de 1998 a 2000. Exerce o cargo juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto desde 2004, ano em que assumiu a capelania do centro regional do Porto da Universidade Católica.
O agora nomeado bispo auxiliar do Porto foi designado reitor do Seminário Maior do Porto em 2012 e responsável pelo acompanhamento dos novos padres em 2015.

 

Sugerir correcção
Comentar