Terras de Bouro vendeu lotes a preço de saldo para combater Inverno demográfico

A redução do preço dos terrenos teve como objectivo atrair e fixar gente no concelho.

Já foram comprados os 18 lotes de terreno para construção, localizados perto da Barragem da Caniçada, que a Câmara de Terras de Bouro pôs à venda “a preços de saldo” para combater a regressão demográfica do concelho.

A informação foi avançada à Agência Lusa pelo vice-presidente da Câmara de Terras de Bouro, Luís Teixeira, que referiu que os lotes foram comprados por agregados familiares, num total de 46 pessoas. “Um dado muito importante é que mais de 20 dessas pessoas têm até 14 anos de idade”, acrescenta.

As candidaturas só estavam abertas para indivíduos até aos 45 anos ou para casais com aquela média de idades. “A principal intenção desta alienação dos lotes é, precisamente, fixar e atrair gente jovem para Terras de Bouro, para combater o inverno demográfico do concelho”, refere.

De acordo com Luís Teixeira, Terras de Bouro conta actualmente com cerca de 6700 habitantes, em contraste com os nove mil registados há dez anos.

Sete dos lotes foram comprados por habitantes de Terras de Bouro, enquanto os restantes ficam nas mãos de pessoas naturais de localidades como Póvoa de Varzim, Braga, Vieira do Minho e Vila Verde.

O preço dos lotes variava entre os 400 e 1900 euros, um valor classificado pelo autarca como uma “autêntica pechincha”. “Estamos a falar de uma localização excelente, com vista para a albufeira da Caniçada”, explica.

Os compradores beneficiam ainda do projecto oferecido pela Câmara, da infra-estruturação e da redução ou isenção de taxas e licenças de construção. Agora, os compradores têm um prazo de três anos para construírem a sua habitação, ficando ainda comprometidos a fixar residência no concelho por, pelo menos, 15 anos.

Os lotes pertenciam à EDP, mas ficaram a cargo da Câmara a troco da infra-estruturação do bairro da empresa em Valdosende.

Na altura, e segundo a Câmara, os lotes foram avaliados numa média de 30 mil euros cada um. Com a venda “a preço de saldo”, o município arrecadou, no total, cerca de 20 mil euros. Com outros compradores interessados em lista de espera, a Câmara vai preparar mais dois lotes no mesmo local. 

Sugerir correcção
Comentar