Loures ganhou um novo parque verde, que no futuro será um jardim da ciência

Graças a uma parceria entre a câmara municipal e o Instituto Superior Técnico, a Quinta dos Remédios, na Bobadela, vai passar a estar aberta à população, já a partir de sábado

Fotogaleria
O novo parque tem o estuário do Tejo no horizonte
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Com a abertura dos portões da Quinta dos Remédios, uma antiga quinta do século XVIII na Bobadela, o concelho de Loures vai ganhar um novo parque verde, com vista privilegiada para o Tejo. Mas a ambição da câmara e do Instituto Superior Técnico (IST) vai muito além disso e inclui a transformação do espaço num “jardim da ciência”, vocacionado para aproximar os mais novos da ciência e da tecnologia.   

A abertura ao público do “novo parque da zona oriental” está marcada para este sábado, às 10h. Além da tradicional cerimónia de inauguração, que contará com a presença dos presidentes da Câmara de Loures e do IST, está prevista a realização de várias actividades ao longo de todo o dia. Entre elas jogos tradicionais, desportos radicais, ateliês de educação ambiental, de química e aeroespaciais e o lançamento de um balão estratosférico.

Daqui para a frente a Quinta dos Remédios, à qual é possível aceder através de um portão localizado na Rua D. Afonso Henriques, vai estar aberta todos os dias, entre as 7h e as 17h (de Novembro a Março) e entre as 7h e as 20h (de Abril e Outubro). Quem lá se dirigir poderá beber um café na esplanada, utilizar os equipamentos de ginástica ao ar livre ou fazer um pic-nic. A pensar nos mais pequenos, há no parque “uma rede tridimensional, em forma de pirâmide”.

Este espaço, que se esconde por trás de altos muros e cuja existência era até aqui desconhecida por muitos, oferece também aos visitantes a possibilidade de usufruírem de uma vista ímpar sobre o Tejo e sobre a Ponte Vasco da Gama. Correr e caminhar são outras das actividades possíveis na Quinta dos Remédios, uma antiga quinta de produção agrícola pela qual se distribuem centenas de oliveiras.

Segundo o vereador Tiago Matias, os trabalhos agora realizados passaram no essencial pela criação de cerca de um quilómetro de caminhos, pela instalação de máquinas de ginástica e de um equipamento infantil e pela disponibilização de um quiosque e de instalações sanitárias. O terreno com cerca de quatro hectares, que é propriedade do IST e no qual a autarquia realizou um investimento de cerca de 100 mil euros, foi também objecto de uma limpeza e do corte de alguma vegetação.

 “Houve o cuidado de não preencher muito o espaço”, frisou ao PÚBLICO o vereador responsável pelo Departamento do Ambiente, notando que se optou por uma intervenção “assumidamente minimalista”. Isto, explicou Tiago Matias, com o objectivo de “não prejudicar” aquela que será a segunda fase do projecto: a transformação da Quinta dos Remédios num “jardim da ciência”.

Aquilo que está previsto, adiantou, é que seja lançado um concurso de ideias para a criação desse jardim e para a recuperação do Palácio dos Condes de Mendia, que fica logo à entrada da propriedade. Isabel Dias, membro da Comissão de Gestão do Campus Tecnológico e Nuclear do IST, que se localiza paredes meias com o novo parque verde, acrescenta que esse concurso está já em preparação e que a ele poderão concorrer alunos e docentes da instituição de ensino superior.

Segundo explicou Isabel Dias ao PÚBLICO, aquilo que se pretende é que no local sejam promovidas actividades, nas áreas da ciência e da tecnologia, destinadas aos estudantes do concelho de Loures. “Um jardim da ciência vai atrair a população jovem, que muitas vezes se assusta com a matemática, com a física… Isto num espaço aberto, lúdico”, constatou, acrescentando que “este tipo de conceito funciona muitíssimo bem noutros países”.

A parceria entre o município e o IST prevê ainda uma terceira fase, que inclui o desenvolvimento do Plano de Pormenor da Quinta dos Remédios, que contemplará a construção (numa parcela da quinta que hoje se encontra vedada) de um conjunto de equipamentos dirigidos à comunidade científica, como infra-estruturas de investigação e desenvolvimento e alojamentos para estudantes e investigadores. 

Enquanto isso não acontece, o vereador Tiago Matias sublinha que os ganhos para a população serão sentidos já a partir deste sábado. Referindo que na freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela vivem mais de 40 mil pessoas, o autarca frisa que esta é “uma zona densamente urbana e com uma ligação ao rio diminuída”, que muito beneficiará deste novo “espaço de desafogo”.

Os portões da Quinta dos Remédios só no sábado abrem para deixar os primeiros visitantes entrar, mas na passada quarta-feira, quando decorriam no local os últimos trabalhos, houve quem entrasse pelo espaço adentro para fazer uma corridinha. A história é contada por Tiago Matias, para quem ela mostra o quanto a população da zona ansiava por um “espaço de lazer e de fruição”.  

Sugerir correcção
Comentar